Finanças
Seis em cada dez brasileiros chega à aposentadoria sem planejamento financeiro, aponta pesquisa
Levantamento da fintech meutudo revela dependência do INSS, orçamento apertado e pouco espaço para lazer ou investimentos na terceira idade
Maioria dos brasileiros chega à aposentadoria sem preparo financeiro, revela pesquisa da fintech meutudo. Segundo o levantamento, 57% dos aposentados não fizeram qualquer tipo de planejamento antes de deixar o mercado de trabalho. Esse cenário contribui para a dependência quase exclusiva do INSS e para as dificuldades em manter o orçamento equilibrado após o fim da vida ativa.
O estudo, que ouviu 5.337 participantes, mostra que 70% dos entrevistados vivem apenas com o benefício previdenciário. Outros 18% precisam complementar a renda com trabalhos extras ou aluguéis, enquanto 12% contam com previdência privada para fechar as contas.
A falta de preparo financeiro impacta diretamente o dia a dia dos aposentados. De acordo com a pesquisa, 40% deles afirmam precisar buscar renda extra para cobrir as despesas mensais, e outros 21% dizem conseguir se manter, mas sempre no limite do orçamento. Além disso, seis em cada dez concentram seus gastos em itens básicos, como moradia, alimentação e saúde.
O tema ganha destaque no Dia do Aposentado e da Previdência Social, celebrado em 24 de janeiro. Para Márcio Feitoza, CEO da meutudo, o principal desafio não está apenas no valor do benefício recebido mensalmente.
— Muitos brasileiros chegam à aposentadoria sem clareza sobre como organizar o orçamento ou avaliar decisões financeiras. Planejamento e acesso à informação são essenciais para reduzir riscos e lidar melhor com imprevistos — destaca Feitoza.
Minoria consegue investir ou gastar com lazer
O levantamento também aponta que apenas uma parcela dos aposentados consegue ir além das despesas essenciais. Entre os entrevistados, 21% afirmam ter alguma margem para gastos extras, como lazer e vestuário, enquanto apenas 12% dizem conseguir investir, viajar ou ajudar financeiramente familiares.
— Quando falamos de aposentadoria, educação financeira não é um tema opcional. Ela é fundamental para garantir autonomia, escolhas mais conscientes e mais tranquilidade nessa fase da vida — completa o CEO da meutudo.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana