Finanças

Ministério Público aponta existência de organização criminosa no Banco Master

Procuradores destacam, em decisão citada por Dias Toffoli, a escalada das atividades ilícitas

Agência O Globo - 15/01/2026
Ministério Público aponta existência de organização criminosa no Banco Master
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Os investigadores do esquema envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master identificaram indícios de que os supostos crimes praticados apontam para a existência de uma organização criminosa atuante desde a década passada. Segundo o Ministério Público Federal de São Paulo, as apurações indicam um esquema estruturado e planejado para a escalada das atividades ilícitas.

“Nesse contexto, o histórico juntado pela Polícia Federal a respeito de anteriores investigações serve como indício da existência do crime de organização criminosa estruturada desde a década passada, bem como demonstra que os fatos sob apuração não foram fruto de uma situação ocasional de descontrole. Pelo contrário, tais fatos revelam o planejamento e a escalada das atividades criminosas dos envolvidos e devem ser assim valorados”, afirmaram os procuradores.

O trecho foi utilizado na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra Daniel Vorcaro e outros integrantes da suposta organização criminosa. No documento, o MPF defendeu que a investigação deveria tramitar na Justiça Federal de São Paulo.

Toffoli, por sua vez, considerou que as investigações abrangiam um escopo ainda maior do que o da Operação Compliance Zero, já sob sua relatoria, ressaltando que havia um contexto de aproveitamento sistemático de vulnerabilidades do mercado de capitais e do sistema de regulação e fiscalização.