Alagoas

Segurança Pública amplia programas preventivos para o interior de Alagoas

Capacitação de policiais marca início da expansão do Programa Interior Seguro em oito municípios alagoanos

15/01/2026
Segurança Pública amplia programas preventivos para o interior de Alagoas
Capacitação de policiais marca início do Programa Interior Seguro em oito cidades do interior de Alagoas. - Foto: Ascom SSP-AL

Alkeline Matias e David Oliveira / Ascom SSP

Após resultados positivos na Região Metropolitana de Maceió, a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) iniciou a expansão de suas ações preventivas para o interior do estado, por meio do Programa Interior Seguro. A iniciativa começou nesta quinta-feira (15) com uma capacitação destinada a integrantes da Polícia Militar que atuarão em oito cidades alagoanas.

A atividade foi realizada no miniauditório da Academia de Polícia Militar, localizada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.

O Programa Interior Seguro beneficiará os municípios de Maragogi, União dos Palmares, Atalaia, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, o programa prioriza a presença qualificada da polícia nas comunidades, a escuta ativa da população e a atuação preventiva como estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Segundo o chefe de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, o Interior Seguro integra ações já consolidadas, como os programas “Na Base do Sossego”, “Pessoa Idosa Protegida” e “SSP na Escola”.

“O Programa Interior Seguro é uma junção dessas iniciativas, com atenção especial ao combate à violência contra grupos vulneráveis, principalmente mulheres e idosos. É uma estratégia da Segurança Pública para reduzir a incidência criminal. Essa atuação conjunta enfrentará crimes como roubo, furto, violência doméstica e maus-tratos, por meio da presença territorial e de ações preventivas, especialmente visitas de orientação”, afirmou o capitão.

A capacitação incluiu instruções teóricas para quatro militares de cada batalhão. Após o treinamento, esses policiais integrarão a coordenação e instrução local do Interior Seguro, tornando-se multiplicadores das práticas e formando os Grupamentos Avançados de Polícia Interativa (GAPI).

“A atuação no interior seguirá o mesmo padrão da capital, buscando alcançar o maior número possível de policiais. São conhecimentos que aprimoram o serviço policial e levam à população um atendimento cada vez melhor”, concluiu o capitão Alex Acioli.