Geral

Estudantes com deficiência visual participam de ações culturais de lazer

06/10/2015
Estudantes com deficiência visual participam de ações culturais de lazer
Estudantes e seus familiares aprovaram a iniciativa. “Muito bom para ele conhecer e sentir este ambiente, ouvir o canto dos pássaros”, disseram (Fotos: Valdir Rocha)

Estudantes e seus familiares aprovaram a iniciativa. “Muito bom para ele conhecer e sentir este ambiente, ouvir o canto dos pássaros”, disseram (Fotos: Valdir Rocha)

Estudantes com deficiência visual do Centro Estadual Cyro Accioly tiveram em dia especial nesta terça-feira (06). Eles fizeram uma visita ao Parque Municipal em Bebedouro, onde conheceram o Jardim Sensorial e o museu da instituição, além de participar de atividades de relaxamento, autoconhecimento e respiração.

A ação integra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Visual, que prossegue até sexta-feira (9) com uma série de atividades especiais. Os estudantes e seus familiares aprovaram a iniciativa.

“Muito bom para ele conhecer e sentir este ambiente, ouvir o canto dos pássaros”, afirmou Keila da Cunha Silva, mãe do aluno Samuel da Silva Ribeiro.

Para o estudante Claudevan Firmino dos Santos, que perdeu a visão parcial aos 13 anos de idade e total aos 20, o contato com a natureza, o cheiro das folhas e o ar fresco proporcionam sentimento de paz.

“A visão é um dos sentidos mais usados e muita gente não sabe como conduzir a sua vida quando a perde. Mas quando você se dá à oportunidade de iniciar uma nova história, aprende a dar valor a outros sentidos, a outras coisas. Tem muita gente mostrando que isso é possível, trabalhando, estudando. É por isso que estou aqui”, pontuou.

Inclusão

Com o intuito de proporcionar momentos inclusivos, de educação, saúde, cultura e lazer entre alunos e comunidade, o Centro Estadual Ciro Accioly uma programação especial no decorrer da semana.

Nesta quarta-feira, 7, haverá um dia de lazer no Sesc Guaxuma. A programação da quinta-feira, 8, inclui oficinas de artesanato e torneio de dominó e dama das 8h às 12h e das 14h30 às 16h; visita à Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos às 10h e apresentações musicais às 14h e 16h na sede do Centro Ciro Accioly.

Já na sexta-feira, 9, haverá palestra do Projeto Escolha a Calma, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apresentação teatral e musical às 9h e 9h30. No horário da tarde, será realizado o show de talentos do Centro e apresentação de flauta doce com os alunos da instituição.

“Consideramos importantes estas ações inclusivas, de lazer e cultura. São esperadas por eles, que nos ajudam a definir a programação. É também um convite à sociedade, destacando a necessidade de mais sensibilidade, atenção e respeito a estas pessoas”, declarou o diretor do centro, Walter Simões.