Cidades

Secretária da Saúde realiza monitoramento do SUS em Arapiraca

16/01/2015
Secretária da Saúde realiza monitoramento do SUS em Arapiraca
Na ocasião, os gestores de saúde, junto com a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, discutiram políticas públicas para elaboração do Plano de Ação a ser executado nos próximos 100 dias (Foto: Olival Santos)

Na ocasião, os gestores de saúde, junto com a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, discutiram políticas públicas para elaboração do Plano de Ação a ser executado nos próximos 100 dias
(Foto: Olival Santos)

    Verificar in loco a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) na segunda maior cidade de Alagoas. Com este objetivo a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, esteve em Arapiraca, na quinta-feira (15), onde visitou unidades de saúde públicas, filantrópicas e conveniadas.
Na ocasião, os gestores de saúde, junto com a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, discutiram políticas públicas para elaboração do Plano de Ação a ser executado nos próximos 100 dias. Na oportunidade, Rozangela Wyszomirska ouviu dos gestores hospitalares as maiores necessidades da saúde pública em Arapiraca, que é sede da II Macrorregião de Saúde.
Isso porque, além de atender mais de 200 mil habitantes do município, as unidades de saúde públicas de Arapiraca também são referência para os usuários do SUS de 47 cidades alagoanos, que integram a II Macrorregião de Saúde. “Arapiraca é um município polo, que tem grande relevância para os usuários do SUS e, por esta razão, deve ser ouvido para a formatação de políticas públicas para a saúde”, ressaltou Rozangela Wyszomirska.

Prorrogação de Contratos

Ainda durante o encontro, a nova secretária de Estado da Saúde informou que prorrogou, pelo prazo de 90 dias, os contratos referentes aos programas estruturantes Provida, Promater, Prohosp e Prosaúde. Isso porque, esses programas asseguram o repasse de recursos para hospitais contratualizados, visando garantir leitos de retaguarda para a Unidade de Emergência do Agreste, a exemplo do hospital Chama.
Rozangela Wyszomirska informou que mensalmente são destinados R$ 17 milhões para os quatro programas e que técnicos da Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Suraud) irão auditá-los. Já quanto aos contratos referentes à manutenção da Sesau e das suas unidades de saúde, todos serão revisados, visando otimizar a aplicação dos recursos públicos.