Geral

Iniciada fase de entrevistas para elaboração do Plano Estratégico

15/01/2015
Iniciada fase de entrevistas para elaboração do Plano Estratégico
Juiz Roldão Neto, auxiliar da Presidência, participou da primeira entrevista. (Foto: Caio Loureiro)

Juiz Roldão Neto, auxiliar da Presidência, participou da primeira entrevista. (Foto: Caio Loureiro)

    A Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP) deu início, nesta quinta-feira (15), à fase de entrevistas com membros da Direção do Tribunal de Justiça (TJ/AL) para a elaboração do Plano Estratégico 2015-2020. Neste primeiro momento, serão ouvidas 38 pessoas, entre desembargadores, juízes auxiliares, diretores e secretários, que responderão a um questionário.
O documento aborda, entre outros assuntos, a missão, visão e valores do Poder Judiciário e mostra os macrodesafios estabelecidos pela Estratégia Nacional, como o incentivo às soluções alternativas de litígio, o aumento na quantidade de processos julgados e a profissionalização da gestão.
A entrevista-piloto foi feita com o juiz Roldão Oliveira Neto, auxiliar da Presidência do TJ/AL. “Esperamos receber sugestões e fazer com que esses líderes tomem ciência do rumo que o Tribunal deve seguir”, ressaltou o magistrado.
A fase de entrevistas segue até o próximo dia 23. Segundo Catalina Velásquez, assessora da APMP, estão sendo enviados ofícios aos membros da Direção para que tomem conhecimento sobre o questionário. O próximo passo, explicou, será a realização de oficinas, no dia 29 de janeiro, envolvendo representantes de entidades parceiras, como Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), órgãos representativos dos servidores, entre outras.
Essas iniciativas ocorrerão antes do II Reencontro com a Estratégia, marcado para o dia 6 de março. O evento vai reunir magistrados e servidores, que assistirão a palestras e também darão suas contribuições para a confecção do Plano Estratégico, que deve ser concluído até 31 de março, seguindo a resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).