Geral

Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá extensa programação para a VII Bienal

17/11/2015
Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá extensa programação para a VII Bienal
Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá extensa programação na VII Bienal Internacional do Livro com diversas atrações (Ilustração: Cepal)

Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá extensa programação na VII Bienal Internacional do Livro com diversas atrações (Ilustração: Cepal)

O convite para mergulhar no universo da literatura está feito. Entre os dias 20 e 29 de novembro, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, irá abrigar a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Imprensa Oficial Graciliano Ramos marcará presença com uma programação diversificada e especial.

Além do acervo disponível para aquisição no estande, a participação da Editora da Imprensa Oficial contará com lançamentos de livros inéditos, reedições de obras consagradas, contação de histórias infantis, atividade com ilustradores, acesso ao Livro DAISY (plataforma digital para leitura por deficientes visuais) e mesa-redonda com debate sobre o escritor alagoano Lêdo Ivo cuja nova edição do romance Ninho de Cobras será lançada no evento.

Organizada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a feira literária será aberta ao público no dia 20 de novembro, às 20h. No estande da Imprensa Oficial, a movimentação será animada logo no primeiro fim de semana com os lançamentos dos novos títulos da coleção Coco de Roda. No sábado (21), às 17h, a editora lançará os livros A Ilha da Fitinha, Daniel e a Zamba do Sertão e Trancinhas de Luzia. Já no domingo, no mesmo horário, será a vez de A Gata Diana na Terra do Pastoril, A Ilha de Laura e Mateu Errante, Mateu Brincante.

A partir do segundo dia da Bienal, a criançada que visitar o estande também poderá assistir diariamente à contação de histórias, sempre em duas sessões. De segunda à sexta, às 10h30 e às 16h, e aos sábados e domingos, às 14h e às 16h.

Educação e gastronomia

Dezoito anos após a publicação original, o título História da Educação Superior em Alagoas de suas Origens ao Século XXI, de Élcio de Gusmão Verçosa e Maria das Graças Medeiros Tavares, ganha merecida reedição. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Élcio Verçosa é um dos principais nomes na área de Educação em Alagoas e autor de artigos de referência.

A obra, co-assinada pela doutora em Estudos Brasileiros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é considerada um dos mais abrangentes e pioneiros trabalhos sobre o tema. O lançamento será na quarta-feira (25), às 19h.

Já noite de quinta-feira, também às 19h, as trilhas pedagógicas voltam a ser destaque na programação com outra reedição de peso: Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, de Edvaldo Francisco do Nascimento.

Um dos lançamentos mais esperados do ano acontece na sexta-feira (27), com a edição revista e ampliada do Guia da Gastronomia Popular Alagoana, da jornalista Nide Lins, que há quase duas décadas escreve sobre gastronomia e turismo em Alagoas. O novo volume com o selo da Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos traz 30 novos lugares à publicação original. Uma delícia.

Encerrando a participação da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma nova edição do seminal Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo, será lançada no auditório Massayok A. Na ocasião, o professor e pesquisador Gilberto Araújo (UFRJ) – autor do artigo Vidas Alagadas, publicado na atual versão da obra – irá proferir a palestra “As Janelas de Lêdo Ivo”. Junto ao lançamento, a mesa-redonda “Ninho de Cobras” será realizada às 14h30 e contará com as presenças de Fernando Fiúza (professor e poeta), Werner Salles (cineasta), Charles Cooper (poeta) e do próprio Gilberto Araújo, com mediação do jornalista e coordenador editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Célio Gomes.

Em todos os dias da Bienal, a Imprensa Oficial irá disponibilizar o Livro DAISY, uma plataforma digital que beneficia a leitura por pessoas com deficiência visual. Os usuários poderão conhecer e experimentar a novidade por meio de computadores instalados em nosso estande. Os seguintes títulos estarão disponíveis: A ilha da Fitinha, de Giannina Bernardes; Daniel e a Zamba do Sertão, de Diana Moura; Sonetos Impuros, de Fernando Fiúza; Simbiose Poética, de Lucas Maia Cavalcanti, e o conto João Urso, de Breno Accioly.