Geral

Obama pede reforma do ‘injusto’ sistema penal dos EUA

17/10/2015
Obama pede reforma do ‘injusto’ sistema penal dos EUA
O presidente americano, Barack Obama, na base aérea de Andrews, Maryland, no dia 9 de outubro de 2015 (Foto: AFP)

O presidente americano, Barack Obama, na base aérea de Andrews, Maryland, no dia 9 de outubro de 2015 (Foto: AFP)

O presidente Barack Obama pediu neste sábado a reforma do sistema de justiça penal dos Estados Unidos, que “continua sendo injusto”, para que suas penas sejam proporcionais à gravidade dos delitos.

“Os Estados Unidos abrigam 5% da população mundial, mas os 25% dos presos do mundo”, afirmou Obama em seu discurso semanal. “Cada ano, gastamos 80 bilhões de dólares para manter pessoas presas”.

O presidente disse que a razão pela qual o país tem uma população carcerária tão grande (2,2 milhões) é que nunca se prendeu tantos criminosos não violentos como nas últimas décadas.

“Apesar dos esforços para abafar o assunto, grande parte de nosso sistema de justiça penal continua sendo injusto”, disse o presidente.

“Nos últimos anos as pessoas têm aberto mais os olhos para esse fato. E não podemos fechá-los nunca mais”, acrescentou.

Obama solicitou ao Congresso, controlado pelos republicanos, que envie um projeto de reforma do sistema penal para que ele o converta em lei. Ele anunciou que nas próximas semanas percorrerá o país para informar à opinião pública sobre o tema.

“Justiça significa que o castigo deve ser proporcional ao delito”, disse. “E justiça significa permitir que nossos compatriotas que cometeram erros paguem sua dívida com a sociedade e voltem à sua comunidade como cidadãos ativos e reabilitados”, acrescentou.

Os Estados Unidos se preparam para libertar milhares de presos considerados de baixo risco de reincidência, como parte de uma política para aliviar a superlotação dos presídios e corrigir penas excessivamente duras.