Geral

Escritor Ivan Barros lança livro biográfico sobre Divaldo Suruagy

22/10/2015
Escritor Ivan Barros lança livro  biográfico sobre Divaldo Suruagy
ESCRITOR Ivan Barros lança seu 29º livro. Desta vez a obra é sobre a vida do  ex-governador Divaldo Suruagy

ESCRITOR Ivan Barros lança seu 29º livro. Desta vez a obra é sobre a vida do
ex-governador Divaldo Suruagy

O promotor de Justiça aposentado, jornalista e escritor Ivan Barros, lança nesta sexta-feira (23), na Academia Alagoana de Letras (AAL), em Maceió, o 29º livro de sua carreira como escritor. Desta vez, a obra se refere à biografia de um dos maiores políticos de Alagoas, o ex-governador Divaldo Suruagy. O livro, intitulado “Divaldo Suruagy, vida e obra de um Estadista”, conta, em 146 páginas, a trajetória do político que foi prefeito de Maceió, deputado estadual, governador por meio de eleição indireta, deputado federal, novamente governador em 1994, com a maior votação para o cargo de todo o país, até o impeachment, quando deixou o governo em um episódio que ficou conhecido nacionalmente como o “17 de Julho”.
O livro, publicado pela Gráfica Oficial do Senado, contém histórias, documentos e depoimentos de amigos e familiares mais próximos a Suruagy, além de várias fotos, com registros das atividades públicas do ex-governador de Alagoas. Em um trecho da biografia, é narrada a angústia de Suruagy após o impeachment, onde ele conta que “a responsabilidade é sempre transferida para quem tem o cargo maior. Quando o administrador de um órgão, ou um secretário de Estado erra, ninguém tem o interesse de responsabilizar aquele secretário. O objetivo é atingir o comandante do processo. Então, quem for o governador tem que arcar com o ônus, ou o bônus dos êxitos e os fracassos do governo” (página 56).
De acordo com Ivan Barros, que também era amigo de Suruagy, o ex-governador foi responsável por sua volta para Alagoas. Recém-formado em Direito e repórter da extinta Rede Manchete, no Rio de Janeiro, foi em um jantar oferecido a Suruagy, no Rio, que Ivan Barros viu a oportunidade de voltar para Alagoas. “Passei oito anos trabalhando como repórter da Rede Manchete e sempre dei destaque ao trabalho do Suruagy, mesmo lá, no Rio. Nessa época, durante o jantar, ele me falou que teria uma prova para a promotoria de Justiça do Ministério Público de Alagoas, e que eu fizesse a prova. Estudei, fiz o teste, fui nomeado e fiquei no cargo durante vinte e cinco anos”, contou.
Depois desse período, Ivan Barros se aposentou e foi advogar. “O Suruagy não gostou muito dessa ideia, porque eu poderia ficar mais no cargo de promotor e me tornar desembargador. Mas eu queria advogar e assim fiz. Depois, inaugurei o jornal Tribuna do Sertão, porque em Palmeira não tinha um jornal impresso, onde passei quase vinte anos e que agora está entregue ao meu filho, o Vladimir”, comentou.
Membro mais antigo da Academia Alagoana de Letras, junto com o escritor Douglas Apratto, ao mesmo tempo em que dirigia a Tribuna do Sertão, Ivan Barros também se dedicava à literatura. No ano passado, uma doença o afastou, um pouco, desse universo. “Fiquei doze dias internado na UTI de um hospital. Quando saí de lá, fui descansar um pouco na Barra Nova e o Suruagy foi lá me visitar. Em nossa conversa, sugeri que ele escrevesse uma autobiografia, e ele perguntou se eu não queria fazer isso, porque ele conhecia o meu texto e eu conhecia a história dele. E assim o fiz. Cumpri o meu compromisso, mesmo ele não estando aqui para ver o lançamento do livro, pois ele morreu em março deste ano, aos 78 anos.
O Suruagy permanece na minha memória e na minha saudade. Ele foi, para mim, um amigo-irmão”, ressaltou.

LIVRO "Divaldo Suruagy, vida e obra de um Estadista", será lançado no próximo dia 23, na AAL

LIVRO “Divaldo Suruagy, vida e obra de um Estadista”, será lançado no próximo dia 23, na AAL

BIOGRAFIA DO AUTOR

Ivan Bezerra de Barros é membro da Academia Alagoana de Letras, membro da Academia Maceioense de Letras, signatário do Manifesto Herzog, contra a Ditadura Militar, fundador do Espaço da Memória e do jornal semanário Tribuna do Sertão, fundador e presidente de honra da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, detentor da medalha de Honra ao Mérito e Comenda Pontes de Miranda, concedida pelo TRT-AL, Comenda Graciliano Ramos, pela Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, Comenda Dom Fernando Iório, pela Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, tem os seguintes livros publicados:

– “Palmeira dos Índios, Terra e Gente” (Edições Metodista – SP – 1966);

– “Reportagens – Assuntos jurídicos” (Sergasa – 1974);

– “Como Salvar o Município?” (Edição Grafitex – 1974);

– “Roteiro Sentimental de Graciliano Ramos” (Sergasa – 1978);

– “O Homem do Terno Branco” (Sergasa – 1978);

– “Graciliano Ramos Era Assim” (1978 – Sergasa);

– “O Direito Morreu?” (Editora Leggis Suma – SP – 1978);

– “Pontes de Miranda – O jurisconsulto” (Editora Valei Ltda. – Brasília – 1979);
– “Roberto Lyra – O Êmulo de Beccaria (Editora Valci – Brasília);

– “No Solar das Letras” (Edições Bagaço – Pernambuco);

– “Abrindo a janela do Tempo” (Sergasa – 2006);

– “Eutanásia – O Assassinato Legal” (Edições Bagaço – Recife);

– “Crônicas do Meio Dia (Edições Bagaço – Recife)

– “Graciliano Ramos – O Prefeito que Virou Best-Seller” (Edições Bagaço);

– “As Sementes do Padre Macedo” (Edições Bagaço – 2011);

– “A Maconha e a Lei” (Edições Bagaço – 2011);

– “Etnia Tribal Xucurú-Kariri” (Edições Bagaço – 2012);

– “Mitos do Sertão” (Edições Bagaço – 2012);

– “Roberto Lyra – O Êmulo de Beccaria” (Edições Bagaço – 2012);

– “Memórias de um Promotor de justiça” (Edições Bagaço – 2012);

– “Nos Meus Tempos” (Edições Bagaço – 2013);

– “Francisco, o Papa dos pobres” (Edições Bagaço – 2014);

– “Violeiros, repentistas e poetas do sertão” (Edições Bagaço – 2014);

– “O Assassinato de JK (Edições Bagaço – 2014);

– “Graciliano Era Assim”, 2ª Edição (Edições Bagaço – 2014).

– “Poemas largados À Toa” (Edições Bagaço – 2014);

– “Divaldo Suruagy – Vida e Obra de um Estadista” (Edições Bagaço – 2015);