Geral

Áustria vai erguer barreira na fronteira com a Eslovênia para conter migrantes

28/10/2015
Áustria vai erguer barreira na fronteira com a Eslovênia para conter migrantes
(Foto: RFI)

(Foto: RFI)

A Áustria anunciou nesta quarta-feira (28) que vai erguer uma barreira ao longo de sua fronteira com a Eslovênia para controlar o fluxo de migrantes. O anúncio foi feito nesta manhã pela ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner. Diariamente cerca de 11 mil migrantes chegam à cidade austríaca de Spiefeld, na fronteira com o país vizinho.

Ela justificou que a barreira visa organizar a entrada de migrantes de maneira ordenada e controlada e não significa um fechamento da fronteira do país com seu vizinho. Em uma entrevista à televisão austríaca, a ministra disse que, nas últimas semanas, grupos de migrantes se mostraram mais impacientes, agressivos e emotivos.

O governo austríaco diz que pretende adotar medidas de precaução sobre o fluxo crescente. Na terça-feira, um dos dirigentes da região da Baviera voltou a acusar a Áustria de enviar milhares de refugiados à Alemanha sem avisar as autoridades locais. A polícia austríaca respondeu que essa acusação é “uma piada” pois os dois países estão em contato permanente.

Baviera

Na segunda-feira, dois mil migrantes chegaram à pé à Baviera sem que a polícia tivesse sido informada. A Áustria informou que nove ônibus iriam chegar à Alemanha, mas fontes não oficiais disseram que eram 22.

Crítico feroz da chanceler Angela Merkel por ter aberto as portas do país para os refugiados, o presidente da rica e influente região da Baviera, Horst Seehofer, deu um prazo até o começo de novembro para o governo controlar e limitar a chegada de migrantes. Caso contrário, ele pretende adotar medidas de emergência, mas não disse quais.