Geral

Canapi se engaja na campanha Nacional contra o câncer

03/11/2014
Canapi se engaja na campanha Nacional contra o câncer

Realizar anualmente os exames preventivos, realizar o auto exame das mamas todos os meses após 10 dias da menstruação, ter cuidados de higiene e alimentação saudável, fazer consultas ginecológicas anualmente e ainda a importância da prática de exercícios físicos diariamente. Estes foram um dos principais temas abordados durante a campanha Outubro Rosa realizada no município de Canapi. Para o desenvolvimento dos trabalhos no município as secretarias de Saúde e Ação Social se engajaram com o intuito de atingir o maior número de mulheres e também da sociedade, alertando sobre a importância do tema abordado.

Canapi pode conferir uma grande caminhada pelas principais ruas do município onde vários profissionais fizeram questão de abordar as pessoas e distribuir folhetos explicativos sobre a doença que causa a morte de milhares de mulheres anualmente em todo o País. Foram confeccionados cartazes, faixas, e tantos outros materiais se serviram para chamar a atenção da população. E para finalizar aconteceu o “Forró Rosa” organizado no dia em que acontece o Show na praça, onde centenas de canapienses compareceram ao evento.

Além disso, houve também visitas feitas a comunidades localizadas na zona rural do município, como por exemplo, no povoado Capiá, onde enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, enfim, todos os profissionais se uniram para realizar um grande e importante trabalho de conscientização com toda a população.

A secretaria de Assistência Social mostrou, mais uma vez, contribuiu para que a campanha obtivesse o sucesso almejado. “Estamos juntos por um propósito maior que é a saúde das mulheres e da população. A nossa secretaria acompanha e se dispõe a ajudar nessa ação importante. Precisamos fazer com que a prevenção seja uma regra, pois sabemos que esses cuidados diminuem muito os casos onde a doença já não tem mais cura. Por isso, fazer esse trabalho informativo é, sem dúvida alguma, muito importante”, disse Rita Tenório – Secretária de Assitência Social de Canapi.

De acordo com o secretário de Saúde de Canapi, José Vieira a ação superou as expectativas no município. “Este foi o primeiro ano que Canapi realizou a campanha e já conseguimos fazer com que as pessoas, principalmente as mulheres, participassem da ação. Quero deixar registrado meus parabéns a todos os profissionais que demonstraram seu profissionalismo e dedicação em nos ajudar a cuidar da saúde dos canapienses. Agradeço ainda a todos que contribuíram de alguma forma para que a Campanha fosse um sucesso”, agradeceu José Vieira – Secretário de Saúde de Canapi.

A campanha em Canapi foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com o total apoio da Secretaria de Assistência Social e também do prefeito Celso Luiz Tenório Brandão que não tem medido esforços no sentido de ampliar e fortalecer os serviços de atenção básica no município, essencial para o diagnóstico precoce e acompanhamento não só do câncer de mama, como também de outras inúmeras patologias.

A programação da campanha Outubro Rosa em Canapi contou com diversas ações junto às equipes da Saúde da Família e Promoção da Saúde, no sentido de conscientizar, estimular as mulheres a realizarem o auto exame e a mamografia. Durante as atividades foram realizadas rodas de conversas, palestras, debates entre profissionais da saúde e mulheres das comunidades visitadas, que tiveram a oportunidade de tirarem dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da doença. As mulheres canapienses também foram estimuladas a realizarem a citologia, exame que previne o câncer do colo do útero.

A campanha

Outubro Rosa  é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.