Vida Esportiva

Bia Haddad é eliminada na estreia do Australian Open após virada

Brasileira vence o primeiro set, mas é superada pela cazaque Yulia Putintseva, número 105 do mundo

Agência O Globo - 18/01/2026
Bia Haddad é eliminada na estreia do Australian Open após virada
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Bia Haddad Maia se despediu precocemente do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Atual número 39 do ranking mundial, a brasileira foi eliminada na estreia ao perder de virada para a cazaque Yulia Putintseva, 105ª colocada na WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/3.

Em uma partida marcada pelo forte calor de Melbourne e pelo intenso desgaste físico, Putintseva impôs ritmo variado e exigiu muita movimentação de Bia, que buscou responder com suas tradicionais bolas cruzadas. No primeiro set, a brasileira conseguiu uma quebra no sexto game, teve o serviço recuperado no sétimo, mas voltou a quebrar no oitavo, fechando em 6/3.

O segundo set foi ainda mais equilibrado. Bia salvou vários set points no décimo game, em um momento de tensão que levou Putintseva a arremessar a raquete no chão. Apesar do nervosismo, a cazaque reagiu, evitou o tie-break e fechou o set em 7/5, levando a decisão para o terceiro set.

No set decisivo, Bia chegou a abrir vantagem de 3 a 1 após quebrar o serviço da adversária, mas sofreu uma queda de rendimento. Putintseva aproveitou o momento, conquistou duas quebras seguidas e venceu todos os games restantes, fechando em 6/3 e garantindo a classificação.