Vida Esportiva

Jogador que sofreu parada cardíaca em campo deixa a Roma e deve ir para o futebol inglês

Episódio em dezembro de 2024 levou atleta a implantar desfibrilador, impedindo atuação na Itália por restrição legal

Agência O Globo - 17/01/2026
Jogador que sofreu parada cardíaca em campo deixa a Roma e deve ir para o futebol inglês
Edoardo Bove - Foto: Reprodução / Instagram

O meio-campista italiano Edoardo Bove, de 23 anos, foi liberado pela Roma neste sábado, pouco mais de um ano após um episódio marcante em sua carreira. Em 1º de dezembro de 2024, Bove sofreu uma parada cardíaca durante uma partida, o que resultou na implantação de um desfibrilador subcutâneo em seu coração. De acordo com a legislação italiana, atletas — sejam amadores ou profissionais — que utilizam esse tipo de dispositivo não podem receber licença para atuar no país.

Segundo informações da imprensa italiana, Bove está próximo de assinar com o Watford, equipe da segunda divisão inglesa. A notícia foi divulgada pela agência AFP.

No momento do incidente, Bove defendia a Fiorentina, clube ao qual estava emprestado, em partida contra a Inter de Milão, válida pela 14ª rodada do Campeonato Italiano. O jogador precisou ser levado às pressas ao hospital de Florença, sob o olhar apreensivo de colegas e torcedores presentes no estádio Artemio Franchi, onde permaneceu internado por treze dias.

Após se recuperar, Bove se despediu da Fiorentina em setembro do ano passado e retornou à Roma.

Caso a transferência para o futebol inglês se concretize, Bove seguirá o caminho do dinamarquês Christian Eriksen. O meia também foi vítima de um acidente cardíaco durante a Euro 2021, em Copenhague, e, após receber um desfibrilador subcutâneo, conseguiu retomar a carreira em 2022. Eriksen rescindiu com a Inter de Milão e se transferiu para o Brentford, antes de assinar com o Manchester United e, posteriormente, com o Wolfsburg.