Vida Esportiva
Convocação traz novidades e aposta em Lady Gaga para série mista em 2026
Veja quem representará o Brasil no próximo ciclo e as mudanças na coreografia do conjunto
O ano de 2025 foi histórico para a ginástica rítmica brasileira, com duas medalhas de prata conquistadas no Campeonato Mundial realizado no Rio de Janeiro. Agora, a seleção já mira 2026. As ginastas que defenderão o país a partir do próximo ano foram convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), e a lista traz novidades. Confira também a mudança na série mista do conjunto, que se despediu da música "Evidências".
Entre os destaques da convocação está o retorno de Victoria Borges, recuperada de lesão sofrida em Paris 2024. O grupo medalhista mundial permanece, com a capitã Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.
"Nosso objetivo é manter tudo que funcionou neste ano tão vitorioso. Em 2025, conseguimos trabalhar com dois grupos de excelência. Assim, fomos vice-campeãs mundiais com um grupo e campeãs pan-americanas com o outro", afirmou Camila Ferezin, treinadora do conjunto, ao site da CBG.
No individual, Bárbara Domingos, Geovanna Santos e Maria Eduarda Alexandre continuam como principais nomes do Brasil. No entanto, como o Mundial oferece apenas duas vagas, Babi e Jojo representaram o país na Arena Carioca (veja lista completa abaixo).
Para o novo ciclo olímpico, a série de arcos e maças será embalada pelo pop de Lady Gaga, com o hit "Abracadabra". A música "Evidências" encerrou sua trajetória com medalha no Mundial.
A escolha foi inspirada no show histórico da cantora em Copacabana, no Rio de Janeiro, em maio, que reuniu 2,5 milhões de pessoas — o maior público de um show gratuito de artista feminina.
"Abracadabra" foi selecionada também como estratégia para envolver o público local nas apresentações. Lady Gaga é de Nova York, nos Estados Unidos, país-sede das próximas Olimpíadas, que ocorrerão em Los Angeles.
Para o ciclo até 2026, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) promoveu alterações nos aparelhos das séries. A série mista, antes disputada com três bolas e dois arcos, passa a ser composta por três arcos e dois pares de maças.
Já na série simples, as cinco fitas serão substituídas por cinco bolas. Para essa apresentação, a nova música ainda não foi divulgada.
"A sugestão da música veio do nosso árbitro, Leonardo Palitot. Eu e Bruna (Martins, assistente técnica) concordamos na hora: 'é essa música'. A coreografia está belíssima. Finalizamos a montagem dessa série", destacou a técnica Camila Ferezin.
Convocadas para 2026
Conjunto: Andrielly Cichovicz, Bárbara Galvão, Isabella Anselmo, Julia Kurunczi, Keila Santos, Maria Eduarda Arakaki, Maria Fernanda Moraes, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Marianne Giovacchini, Nicole Pircio, Rhayane Brum, Sofia Madeira, Victoria Borges.
Individual: Bárbara Domingos, Geovanna Santos, Maria Eduarda Alexandre.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento