Vida Esportiva

Arrascaeta lidera lista dos melhores meias da temporada no Brasil

Jogadores do Flamengo ocupam as duas primeiras posições em votação do GLOBO; Matheus Pereira, do Cruzeiro, é o terceiro. Uruguaio concorre ao prêmio de Rei da América.

Agência O Globo - 26/12/2025
Arrascaeta lidera lista dos melhores meias da temporada no Brasil
Arrascaeta lidera lista dos melhores meias da temporada no Brasil - Foto: Gilvan Souza

Arrascaeta, do Flamengo, foi eleito o melhor meia do futebol brasileiro em 2025, consolidando-se como o grande destaque do país e da América do Sul na temporada. O uruguaio não apenas dominou sua posição no Campeonato Brasileiro, como também figura entre os finalistas do prêmio Rei da América, do jornal El País, ao lado de Lionel Messi e Adrian Martínez, do Racing-ARG.

Com 25 gols, 20 assistências e títulos da Libertadores, Brasileirão, Supercopa e Campeonato Carioca, Arrascaeta viveu a melhor fase de sua carreira. O desempenho foi resultado de um cronograma especial de preparação, elaborado pela comissão técnica de Filipe Luís e pelo departamento médico do Flamengo, após uma artroscopia no fim do ano anterior. O objetivo era garantir o meia em alto nível nos momentos decisivos de 2024 — e a estratégia se mostrou eficaz.

Vice-artilheiro e principal assistente do Brasileirão, Arrascaeta também brilhou em momentos decisivos: foi dele o cruzamento para o gol de Danilo na final da Libertadores e os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul, na estreia da Copa Intercontinental. Na semifinal, ainda distribuiu mais duas assistências.

O desempenho garantiu ao camisa 10 praticamente todos os votos dos jornalistas da redação de Esportes do GLOBO.

O segundo colocado da lista é Jorginho, também do Flamengo. Contratado às vésperas do Mundial de Clubes, Jorginho rapidamente conquistou a torcida com sua mobilidade, capacidade de armar e desarmar jogadas e a característica cobrança de pênalti com salto.

Em terceiro lugar aparece Matheus Pereira, do Cruzeiro. Com 16 participações em gols em 51 jogos — média de uma a cada três partidas —, o camisa 10 foi fundamental para a fluidez do jogo do time mineiro. A expectativa é de que Matheus mantenha o protagonismo sob o comando de Tite, técnico que assume o Cruzeiro em 2025, buscando superar a terceira colocação no Brasileirão.

Completando o top-5, os volantes Pulgar (Flamengo) e Lucas Romero (Cruzeiro) se destacaram pelo trabalho defensivo, sendo peças-chave nas duas melhores defesas do campeonato, mesmo sem tanto brilho ofensivo.