Vida Esportiva
Rossi, Fábio e Brazão se destacam como os melhores goleiros da temporada
Argentino do Flamengo lidera ranking dos goleiros, seguido por Fábio (Fluminense) e Brazão (Santos), segundo votação do GLOBO.
A posição de goleiro é, muitas vezes, marcada pela injustiça: qualquer deslize pode ser fatal, mas atuações seguras frequentemente passam despercebidas. Ainda assim, em 2024, Rossi (Flamengo), Fábio (Fluminense) e Gabriel Brazão (Santos) superaram os desafios da função e foram eleitos, nesta ordem, os melhores goleiros do futebol brasileiro segundo votação da equipe de Esportes do GLOBO.
Com uma defesa sólida, o Flamengo teve o menor número de gols sofridos tanto na Libertadores quanto no Campeonato Brasileiro. Nesses torneios, Rossi se transformou em herói, realizando defesas decisivas em momentos cruciais. Ex-jogador do Boca Juniors, o argentino confirmou sua fama de pegador de pênaltis e foi peça fundamental na campanha do título continental.
Nas quartas de final contra o Estudiantes-ARG, Rossi viveu uma noite de altos e baixos: após falhar no tempo normal, brilhou ao defender duas cobranças nas penalidades, garantindo a classificação do Flamengo em Buenos Aires. Antes disso, já havia sido decisivo nos acréscimos diante do Deportivo Táchira-VEN, com uma defesa que garantiu a vaga no mata-mata.
Além da segurança debaixo das traves, Rossi se destaca pela qualidade na saída de bola, com passes precisos e lançamentos longos. Atuando quase como um líbero no esquema de Filipe Luís, foi o goleiro com menor média de gols sofridos por jogo na Libertadores (0,4) e no Brasileiro (0,6), segundo dados do Sofascore.
Experiência e longevidade
Com 45 anos, Fábio segue impressionando pela longevidade e alto nível de desempenho: foram 74 partidas na temporada. Na Copa do Mundo de Clubes, foi decisivo contra adversários de peso, como Inter de Milão e Al-Hilal, e sua atuação nos Estados Unidos rendeu indicação ao prêmio Fifa The Best de melhor goleiro do mundo.
Vice-líder em jogos sem sofrer gols no Brasileiro (16), Fábio contribuiu de forma determinante para a vaga direta do Fluminense na Libertadores, além de ser peça-chave na campanha até a semifinal da Copa do Brasil. Defendeu pênalti de Vegetti contra o Vasco, embora o tricolor tenha sido eliminado.
Revelação da temporada
Na contramão da experiência de Fábio, Gabriel Brazão, de 25 anos, foi uma das grandes surpresas do ano. Enquanto os holofotes estavam em Neymar, o goleiro do Santos foi fundamental para evitar o rebaixamento do clube, figurando entre os cinco melhores em defesas totais por partida (3,3). Mesmo nas derrotas, Brazão se destacava e chegou a despertar interesse do Flamengo para 2026, mas o Santos o considera “inegociável”, segundo o site ge.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo