Vida e Saúde

Cheiro? Temperatura? Entenda por que algumas pessoas atraem mosquitos e outras não

Um estudo da Universidade Johns Hopkins testou aromas de diferentes pessoas; confira o resultado

Agência O Globo - 22/12/2025
Cheiro? Temperatura? Entenda por que algumas pessoas atraem mosquitos e outras não
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Você já se perguntou por que os mosquitos parecem preferir picar algumas pessoas, enquanto poupam outras? Um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, buscou entender se essa percepção é real e quais fatores influenciam essa preferência.

Os pesquisadores montaram uma arena ao ar livre na Zâmbia, com o tamanho aproximado de duas quadras de tênis, onde cerca de 200 mosquitos foram soltos. Os aromas de seis pessoas, que dormiam em tendas próximas, foram canalizados para dentro da arena e direcionados para placas aquecidas à temperatura corporal.

De acordo com os cientistas, de perto, os mosquitos utilizam pistas visuais e o calor do corpo para localizar suas presas. Já à distância, eles são guiados pelo dióxido de carbono e por substâncias presentes no hálito e no odor corporal.

O estudo revelou que os mosquitos são atraídos por compostos químicos específicos presentes na pele humana. Entre eles, destacam-se as secreções oleosas que hidratam e protegem a pele, especialmente os ácidos carboxílicos, que se mostraram um forte atrativo para os insetos. Curiosamente, alguns desses ácidos também são encontrados em queijos de odor forte, como o Limburger.

Por outro lado, o odor de uma das pessoas analisadas, com baixo teor de ácidos carboxílicos e alto de eucaliptol — substância comum em muitas plantas —, foi considerado desagradável para os mosquitos. Isso sugere que a dieta pode influenciar a atratividade para os insetos.