Vida e Saúde

Câncer de pulmão pode ser alimentado por açúcar, aponta estudo

Pesquisadores reforçam a importância de uma dieta equilibrada, prática de exercícios e redução do álcool para a saúde.

Agência O Globo - 22/12/2025
Câncer de pulmão pode ser alimentado por açúcar, aponta estudo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um estudo recente publicado na revista Nature Metabolism revelou uma ligação entre a dieta e o câncer de pulmão. Pesquisadores americanos identificaram que tumores pulmonares se “alimentam” de açúcar, especialmente do glicogênio, uma molécula que armazena glicose nas células. De acordo com os cientistas, quanto maior a presença de glicogênio nas células cancerígenas, mais rápido e agressivo é o crescimento do tumor.

Nos experimentos realizados com ratos, observou-se que uma dieta rica em gordura e frutose — açúcar naturalmente presente nas frutas — estimulou o crescimento dos tumores pulmonares.

“A dieta ocidental típica eleva os níveis de glicogênio, e o glicogênio alimenta os tumores de câncer de pulmão, fornecendo os componentes básicos para o seu desenvolvimento”, explicam os autores da pesquisa.

O professor Ramon Sun, diretor do Centro de Pesquisa Avançada em Biomoléculas Espaciais da Universidade da Flórida, destacou que o glicogênio é um “preditor excepcionalmente bom” do crescimento tumoral e da mortalidade em pacientes com câncer de pulmão.

Apesar da relevância, o impacto da alimentação sobre o câncer de pulmão ainda é pouco estudado em comparação a outros tipos de câncer, como o de pâncreas ou fígado. “Tradicionalmente, o câncer de pulmão não é considerado uma doença relacionada à dieta. A discussão sobre o papel da alimentação nesse tipo de câncer é rara”, afirma Sun.

Os pesquisadores ressaltam que esta é uma das primeiras vezes em que o câncer de pulmão é diretamente associado aos hábitos alimentares. “No longo prazo, a prevenção do câncer deve seguir o exemplo das campanhas antitabagistas, promovendo maior conscientização pública e políticas que incentivem escolhas alimentares saudáveis”, defende Sun.

De modo geral, os especialistas recomendam priorizar uma dieta rica em nutrientes, manter um estilo de vida ativo e reduzir o consumo de álcool para preservar a saúde a longo prazo.

“Promover melhores hábitos alimentares pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de pulmão”, concluem os pesquisadores.