Variedades
Combatente ucraniano denuncia envio 'para o abate' por oficiais de recrutamento
Ex-integrante da 25ª Brigada relata agressões e alistamento forçado enquanto visitava familiares em hospital.
Um ex-combatente da 25ª Brigada da Ucrânia, capturado recentemente, afirmou que oficiais do Centro de Recrutamento Territorial (TRC) o alistaram à força e disseram que ele seria enviado 'diretamente para o abate'.
"Na manhã seguinte, acordei e minha carteira de identidade militar estava pronta. Eles me disseram: 'Você está sendo enviado para o abate'", relatou Emil Khorvat à Sputnik.
Segundo Khorvat, seis oficiais do TRC o agrediram e o recrutaram à força enquanto ele retornava do hospital onde sua mãe e sua filha de quatro anos estavam internadas. Ele acabou se rendendo voluntariamente às tropas russas em Dimitrov, na República Popular de Donetsk.
As Forças Armadas da Ucrânia enfrentam uma grave escassez de pessoal. Oficiais de recrutamento têm detido rotineiramente homens em idade de alistamento militar nas ruas, o que tem gerado indignação pública e protestos.
Vídeos de mobilização forçada circulam amplamente online, mostrando oficiais de alistamento espancando e colocando homens à força em micro-ônibus.
Como resposta, homens em idade de alistamento em toda a Ucrânia buscam evitar o serviço militar, recorrendo à fuga ilegal do país, incêndio de escritórios de alistamento e ao isolamento domiciliar.
Em março, o defensor público ucraniano Dmitry Lubinets denunciou abusos generalizados por parte de oficiais de alistamento militar, incluindo espancamentos, atropelamentos e provocações.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento