Variedades
Filme baiano “Timidez” conquista seis prêmios no 16º Festival de Cinema de Triunfo
Dirigido por Thiago Gomes Rosa e Susan Kalik, suspense psicológico aborda relações familiares, racismo cotidiano e subjetividades negras
O longa-metragem baiano Timidez foi o grande destaque do 16º Festival de Cinema de Triunfo, em Pernambuco, ao conquistar seis prêmios e uma menção honrosa do júri popular. O suspense psicológico recebeu os troféus de Melhor Longa Nacional (Júri Oficial), Melhor Direção (Thiago Gomes Rosa e Susan Kalik), Melhor Roteiro (Susan Kalik, Cláudia Barral e Marcos Barbosa), Melhor Ator (Antonio Marcelo), Melhor Direção de Arte (Carol Tanajura) e Melhor Montagem (Lucílio Jota e Quito Ribeiro), além da Menção Honrosa do Júri Popular. A premiação do festival aconteceu no último final de semana (20/12)
Protagonizado pelos atores baianos Dan Ferreira (Meu Nome é Gal, Pixinguinha, Alemão 2) e Antonio Marcelo (As balas que não dei ao meu filho, Couraça), Timidez marca a estreia de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa na ficção, após trajetórias consolidadas no documentário e curtas. O roteiro parte da adaptação do texto teatral O Cego e o Louco, da dramaturga Cláudia Barral, encenado há mais de 25 anos em diferentes palcos do Brasil.
Os diretores baianos que assinam o longa acumulam carreiras expressivas no audiovisual. Indicada ao Emmy Internacional pela série sobre Anderson Silva da Paramount, Susan Kalik atua como roteirista e diretora, atualmente desenvolve um projeto para os Estúdios Globo, além de uma série e um longa-metragem de ficção. Thiago Gomes Rosa é diretor da TV Globo e integra a equipe da nova novela das 19h, Coração Acelerado, além de desenvolver um novo longa de ficção.

Diretores Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa - Foto Adeloyá OjúBará
Um filme sobre silêncios, afeto e opressão
O filme conta a história de Jonas, jovem negro, que divide a casa com o irmão Nestor, um homem cego cuja relação oscila entre afeto e opressão. Carregado por memórias que o adoecem, Jonas se tornou inábil nas relações sociais e alimenta um universo particular, marcado por rejeição e solidão. Essa “timidez” é mais que um traço de personalidade: é a manifestação íntima de feridas emocionais profundas, atravessadas por experiências que se acumulam desde a infância e moldam a sua percepção de si mesmo.
Mais do que um drama familiar, Timidez é um suspense psicológico que propõe um olhar sensível sobre as feridas emocionais deixadas pelo racismo cotidiano, não em sua face explícita, mas nas cicatrizes íntimas que moldam subjetividade
Os diretores destacam a relevância do reconhecimento para o cinema baiano e nacional. “Receber estes prêmios no Festival de Cinema de Triunfo é uma honra, um espaço de escuta, de afeto e de resistência do cinema brasileiro. Agradecemos à equipe, à curadoria e ao júri por reconhecerem o filme. Nosso carinho aos atores, atrizes e a toda equipe que confiou nesse projeto e emprestou seus corpos e emoções para contar essa história. Que o cinema siga sendo esse lugar onde até o que parece pequeno, tímido ou invisível pode ganhar voz, luz e permanência”, afirmam Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
Antonio Marcelo ressalta a emoção de receber seu primeiro prêmio como ator. “É uma honra e um marco na minha trajetória. Contar nossas próprias histórias no cinema brasileiro fortalece nossa caminhada como artistas negros que carregam as marcas da sensibilidade, da resistência e sobretudo do afeto.”
Com estreia prevista nos cinemas para o primeiro semestre de 2026, Timidez fez sua estreia no Festival do Rio deste ano e segue em circulação por festivais, consolidando-se como um dos destaques recentes do cinema baiano e nacional.
Timidez é uma produção da MODUPÉ PRODUTORA em coprodução com a RACCORD PRODUTORA, produzido por Clélia Bessa e Marcos Pieri, o filme foi realizado com investimento FSA/BRDE/ANCINE e Governo da Bahia através do Edital de Arranjos Regionais 2019. Com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, através da Leis Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo