Variedades
Livro de Virginia Giuffre, acusadora de Epstein, ultrapassa 1 milhão de cópias vendidas
Memórias póstumas de Virginia Giuffre, que enfrentou a rede de abuso de Jeffrey Epstein, alcançam sucesso global e reforçam debate sobre justiça e sobrevivência.
Alerta: o texto abaixo aborda temas como abuso de substâncias, dependência química e transtornos mentais. Se você está passando por dificuldades, veja ao final onde buscar ajuda.
O livro de memórias póstumo de Virginia Roberts Giuffre, uma das principais acusadoras de Jeffrey Epstein, já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos em todo o mundo, apenas dois meses após o lançamento.
Intitulada Garota de Ninguém: Uma História de Sobrevivência Ao Abuso e de Luta Por Justiça, a obra foi escrita em colaboração com a jornalista Amy Wallace e reúne as lembranças de Giuffre, reconhecida pela coragem de denunciar a rede de abuso sexual comandada por Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell.
De acordo com a editora norte-americana Alfred A. Knopf, responsável pela publicação nos Estados Unidos, mais da metade das vendas ocorreu no país. Lançado no início de outubro, o livro já está em sua décima edição, após uma tiragem inicial de 70 mil exemplares. No Brasil, Garota de Ninguém será publicado em março pela Objetiva.
Virginia Giuffre, que foi vítima de tráfico de pessoas por parte de Epstein quando ainda era adolescente, também reacendeu as críticas ao ex-príncipe Andrew, com quem afirma ter mantido relações sexuais aos 17 anos.
Com seu depoimento, Virginia intensificou a pressão para que o Departamento de Justiça dos EUA libere os arquivos sobre Epstein, que morreu em 2019, na prisão, enquanto aguardava julgamento por tráfico sexual.
Giuffre morreu em abril deste ano, na Austrália, aos 41 anos.
"Este é um momento agridoce para nós", declarou a família de Virginia em comunicado à Associated Press. "Estamos imensamente orgulhosos de nossa irmã e do impacto que ela continua a causar no mundo".
Na última sexta-feira, 12, deputados democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos EUA divulgaram 19 imagens do espólio de Epstein, incluindo registros de Donald Trump, Bill Clinton e do príncipe Andrew.
Onde buscar ajuda
Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, confira onde encontrar apoio:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Atendimento gratuito 24h. Contato por e-mail, chat no site ou telefone 188.
Canal Pode Falar
Iniciativa do Unicef para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Atendimento via WhatsApp, de segunda a sexta, das 8h às 22h.
SUS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) atendem pacientes com transtornos mentais pelo Sistema Único de Saúde. Existem unidades específicas para crianças e adolescentes. Em São Paulo, são 33 Caps Infantojuvenis; endereços disponíveis no site da Secretaria de Saúde.
Mapa da Saúde Mental
O site oferece mapas com unidades de saúde e serviços gratuitos de atendimento psicológico presencial e online, além de materiais de orientação sobre transtornos mentais.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo