RJ em Foco

Secretários da PM e da Polícia Civil do governo Castro na megaoperação da Penha e do Alemão são eleitos deputados

Felipe Curi conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Já o coronel Menezes vai integrar a bancada do PL na Alerj. Baleado durante a operação, o Delegado Bernardo de Leal também foi eleito.

Agência O Globo - 05/10/2026
Secretários da PM e da Polícia Civil do governo Castro na megaoperação da Penha e do Alemão são eleitos deputados
Secretários da PM e da Polícia Civil do governo Castro na megaoperação da Penha e do Alemão são eleitos deputados - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Responsáveis pela operação policial mais letal da história do Rio, Felipe Curi (PP), ex-secretário de Polícia Civil, e Marcelo de Menezes (PL), ex-secretário da Polícia Militar, foram eleitos deputado federal e deputado estadual, respectivamente. Os dois estavam na linha de frente do planejamento e execução da ação que deixou 122 mortos, entre os quais cinco policiais, nos complexos do Alemão e da Penha, em 28 de outubro de 2025.

Investigação:

Felipe Curi recebeu 133.626 votos e foi o segundo mais votado do Progressistas. Já o Coronel Menezes (nome com o qual concorreu no pleito) teve 46.700 votos, ficando em 17º entre os candidatos do Partido Liberal. Os dois integraram a cúpula da segurança pública do governo de Cláudio Castro.

Preservação da memória:

Ao agradecer os votos na rede social, Curi disse que vai trabalhar para endurecer as leis contra criminosos. Já o coronel Menezes escreveu em um post de agradecimento que usará sua experiência de 26 anos na PM e “trabalhar para encontrar soluções”.

O Delegado Bernardo Leal também conquistou uma vaga na Alerj. Ferido na megaoperação da Penha e do Alemão, o policial perdeu a perna direita após ser atingido por um tiro de fuzil durante o confronto com os criminosos. Leal recebeu 57.254 votos e foi o quinto mais votado do PP.