RJ em Foco
FAB inicia investigação sobre queda de aeronave em Guaratiba
Aeronave caiu em área de mata; três pessoas morreram no acidente
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), iniciou neste sábado (17) a coleta de informações para investigar a queda de uma aeronave em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, que resultou na morte de três pessoas. O acidente ocorreu em uma área de mata da região.
Os trabalhos de levantamento estão sendo realizados por investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Cenipa com sede no Rio. Nessa fase inicial, os profissionais utilizam técnicas para coletar e confirmar dados, preservar elementos, verificar os danos causados à aeronave e reunir outras informações essenciais para a apuração dos fatos.
A FAB ressaltou que o objetivo das investigações conduzidas pelo Cenipa é exclusivamente contribuir para a prevenção de novos acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio de relatórios e recomendações de segurança, quando aplicáveis.
O órgão esclareceu ainda que a investigação não visa atribuir responsabilidade civil ou criminal, mas identificar possíveis fatores contribuintes para o acidente, visando preservar vidas e fortalecer a segurança do transporte aéreo.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade das vítimas. Equipes de resgate permanecem no local durante a tarde deste sábado (17). Segundo nota do Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu em uma área de mata fechada, nas proximidades da Avenida Levy Neves com a Rua Tasso da Silveira.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026