RJ em Foco

Light inicia retirada de geradores do Leme e Copacabana após furto de cabos

Para normalizar o fornecimento e encerrar o uso dos equipamentos, concessionária prevê prazo de pelo menos 30 dias

Agência O Globo - 15/01/2026
Light inicia retirada de geradores do Leme e Copacabana após furto de cabos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A falta de energia elétrica em Copacabana e no Leme, na Zona Sul do Rio, iniciada no último dia 3 após o furto de cabos de energia, levou à instalação de dezenas de geradores nos bairros. Os equipamentos garantem o abastecimento temporário, mas causam barulho e cheiro de diesel, incomodando moradores e comerciantes. Segundo a Light, doze geradores já foram retirados e a previsão é que 30 sejam desmobilizados até o próximo fim de semana. No entanto, a normalização completa do sistema deve levar pelo menos mais 30 dias.

Furto comprometeu 5% da rede

"No Leme e em Copacabana, foi um problema relacionado ao furto de cabos. Dos 60 km de fios que temos naquela região, foram roubados 3,5 km, cerca de 5% do total", explicou Vinicius Roriz, vice-presidente de operações da Light.

Na semana passada, a concessionária iniciou a renovação completa da malha elétrica subterrânea nos dois bairros, com previsão de conclusão em 30 dias. Os geradores foram a solução emergencial adotada enquanto os reparos na rede subterrânea seguem em andamento.

Geradores em vias importantes

Os equipamentos seguem instalados em pontos estratégicos, como as avenidas Princesa Isabel, Nossa Senhora de Copacabana e Prado Júnior, além da Rua Belfort Roxo, garantindo o fornecimento até a conclusão dos reparos.

Procon Carioca notifica Light

O Procon Carioca notificou a Light na terça-feira devido à falta de luz prolongada em regiões da cidade. Nesta quarta-feira, a concessionária apresentou sua defesa e, agora, o órgão aguarda o prazo legal de cinco dias para decidir se aplicará ou não multa à empresa.