RJ em Foco

Terreiro em Queimados, um dos mais antigos do estado, celebra seus 112 anos

Evento neste sábado reafirma legado de preservação das tradições afro-brasileiras da Cabana Espírita de Pai Fabrício

Agência O Globo - 15/01/2026
Terreiro em Queimados, um dos mais antigos do estado, celebra seus 112 anos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O próximo sábado será de celebração em Queimados. A Cabana Espírita de Pai Fabrício, reconhecida como um dos terreiros mais antigos do Estado do Rio de Janeiro, completa 112 anos de existência e promove uma programação especial que reafirma seu legado de preservação das tradições afro-brasileiras, caridade e resistência cultural.

A agenda festiva tem início ao amanhecer, com rituais tradicionais, ladainhas, congada, cânticos e danças. Um dos destaques é a inauguração do Memorial dos Imortais, espaço dedicado a homenagear as personalidades que ajudaram a construir e manter viva a história da Cabana.

Às 14h, será realizado o lançamento do livro “A Umbanda de Pai Fabrício”, escrito pela jornalista e mestre em História Comparada Dine Estelaque.

“Este livro é resultado de uma longa luta acadêmica e pessoal para registrar a memória oral e coletiva dessa casa”, destacou a autora.

Durante o evento, o público poderá participar de roda de conversa, sessão de autógrafos e assistir à exibição de documentários contemplados pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

O encerramento da celebração será marcado por uma gira em louvor a Oxóssi, reafirmando a continuidade espiritual e o papel social desempenhado pela casa.

“Comemorar os 112 anos é falar de manutenção, de resgate das tradições, dos dogmas e também de uma luta constante pela preservação. Não é apenas uma questão religiosa, é uma questão social em que a gente busca, todos os dias, manter a igualdade e a equidade. É dessa forma que essa história se perpetua, mantendo vivo o legado que foi iniciado por meu avô, Custódio Souza Caravana, e continuado por meu pai, Custódio Souza Caravana Filho”, afirmou Fabricius Carvana, representante da terceira geração à frente da Cabana.