RJ em Foco

Manchas escuras no mar intrigam banhistas nas praias da Zona Sul do Rio

Fenômeno observado entre Leblon e Urca é causado por cardumes e indica melhora na qualidade da água

Agência O Globo - 26/12/2025
Manchas escuras no mar intrigam banhistas nas praias da Zona Sul do Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Com as temperaturas elevadas no Rio de Janeiro, que ultrapassaram os 40°C nesta semana, as praias tornaram-se o principal refúgio para cariocas e turistas que chegam à cidade para as festas de fim de ano. Nos últimos três dias, quem frequentou as praias da Zona Sul, especialmente entre Leblon e Urca, notou a presença de manchas escuras no mar, chamando a atenção dos banhistas.

À distância, os borrões pretos podem lembrar vazamentos de óleo ou esgoto, mas, segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), não se trata de poluição. O órgão esclarece que as manchas são, na verdade, cardumes de peixes nadando próximos à superfície.

De acordo com o Inea, diversos relatos sobre o fenômeno foram compartilhados nas redes sociais nos últimos dias. Um deles é o da influencer Júlia Sette, que, após se exercitar, mergulhou na Praia Vermelha, na Urca, e se deparou com milhares de peixes pequenos ao seu redor.

Ao contrário do que parece à primeira vista, a presença dos animais é um bom sinal para quem gosta de banho de mar: o Inea atribui a aparição dos cardumes, assim como de outras espécies marinhas, à melhora gradual da qualidade da água, resultado de obras de saneamento e monitoramento ambiental.

O biólogo Mário Moscatelli explicou: "Há duas semanas aconteceu fenômeno semelhante na orla da Barra. Provavelmente deve ser um cardume de majubas".

Assim como no feriado de Natal, a última sexta-feira do ano será de calor intenso. Segundo o Alerta Rio, a máxima prevista para hoje é de 40°C, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos devem variar de fracos a moderados, tornando-se mais intensos à tarde, com temperaturas estáveis.