RJ em Foco

Réveillon 2026: além de drones, segurança terá viaturas com câmeras acopladas, diz Castro

Mais de 28.700 agentes estarão mobilizados na megaoperação montada para a virada de ano

Agência O Globo - 26/12/2025
Réveillon 2026: além de drones, segurança terá viaturas com câmeras acopladas, diz Castro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta sexta-feira novidades no esquema de segurança para o Réveillon 2026. Além do uso de drones, a Polícia Militar passará a utilizar, pela primeira vez, 300 novas viaturas equipadas com câmeras acopladas. No total, mais de 28.700 agentes serão mobilizados para garantir a segurança durante as festividades.

Em Copacabana, palco da maior festa da virada na Zona Sul da capital, 3.500 policiais militares atuarão — um reforço de 300 agentes em relação ao ano passado. O policiamento contará ainda com o apoio de 188 viaturas e 36 pontos de bloqueio. Vinte policiais circularão entre o público, estratégia já utilizada com sucesso na Bahia.

O reforço na segurança também se estenderá à Rodoviária Novo Rio, na região central, e a municípios das regiões Metropolitana e dos Lagos.

— É o quarto ano consecutivo dessa megaoperação, com a polícia atuando em todas as entradas, praias da Zona Sul e também no interior. O uso de tecnologia, como câmeras e drones, tem sido fundamental — destacou Castro.

Turismo em alta

O secretário estadual de Turismo, Ramiro Fidalgo, informou que o Rio de Janeiro bateu recorde de ocupação turística neste ano, recebendo mais de 2 milhões de visitantes — um aumento de 45% em relação a 2024.

— Outro dado relevante é a ocupação hoteleira, com base em pesquisa do Hotéis Rio. Até 22 de dezembro, a taxa média de ocupação na cidade era de 75%. Uma nova pesquisa será divulgada no dia 30 para apresentar os números finais do réveillon — afirmou Fidalgo.