RJ em Foco

Réveillon 2026: Copacabana será totalmente fechada à entrada de veículos às 21h do dia 31

Serão criadas 24 linhas especiais municipais e intermunicipais para levar o público até o bairro; elas vão operar entre 18h e 21h

Agência O Globo - 26/12/2025
Réveillon 2026: Copacabana será totalmente fechada à entrada de veículos às 21h do dia 31
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O esquema de operação de trânsito para a festa de réveillon no Rio é divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira. A mudança começa a partir das 6h do dia 30 (terça-feira), com a proibição para estacionar em 3,5 mil vagas existentes em diversas vias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, inclusive ao longo das avenidas Atlântica e Vieira Souto. Palco da principal festa, Copacabana será totalmente bloqueada ao trânsito — inclusive ônibus e táxis — às 21h, uma hora antes do que acontecia em anos anteriores. O número de balsas usadas no espetáculo de fogos, serão detonados os fogos, será quase o dobro da virada de 2024 para 2025: passarão de dez para 19.

Um possível problema no esquema apresentado é a falta de reboques disponíveis na cidade para remoção de veículos estacionados de forma irregular, já que a prestação do serviço tem estado irregular ao longo de todo este ano. No réveillon de 2023 para 2024, por exemplo, havia apenas em Copacabana um total de 21 guinchos. Para essa virada, haverá apenas dez reboques em operação

Outras restrições

A partir do primeiro minuto do dia 31, haverá mais restrições. Ônibus fretados serão proibidos de entrar no bairro. Novos bloqueios serão implantados a partir das 7 horas: a Avenida Atlântica será interditada nos dois sentidos ao trânsito. Já as avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira terão as pistas junto a orla fechadas, como ocorre aos domingos e feriados, quando as faixas funcionam como áreas de lazer.

Às 19h, o bloqueio aumenta, com a proibição do acesso de carros de passeio e de aplicativos. Até 21h, táxis e ônibus ainda poderão ingressar no bairro. A partir das 21h, o bloqueio será total. Às 5h do dia 1º, a entrada no bairro volta a ser permitida, exceto na orla. A Avenida Atlântica só será liberada parcialmente às10h, operando com as faixas reversíveis na pista junto aos prédios.

Linhas de ônibus especiais

No dia 31 de dezembro, entre 18h e 21h, 24 linhas municipais e intermunicipais terão um esquema especial para deixar o público próximo aos três palcos montados em Copacabana. Essas linhas serão identificadas com o letreiro Réveillon. Elas circularão entre as avenidas Prado Júnior e Nossa Senhora de Copacabana, com desembarque na Avenida Princesa Isabel.

Na Enseada de Botafogo, serão montados terminais provisórios, com bolsões de embarque para linhas separadas conforme o destino: Zona Norte; Ilha do Governador; Centro e Tijuca; Zonas Oeste e Sudoeste, Baixada Fluminense; Leste Fluminense e Região Serrana do estado. O esquema ai operar das 21h às 5h.

O esquema da prefeitura terá parceria com os órgãos de segurança pública. Policiais militares estarão a postos em 78 pontos de observação da orla. Além disso, serão montados 17 pontos de bloqueios no acesso à praia na quadra anterior à Avenida Atlântica.

Em Copacabana, o esquema da Guarda Municipal começará às 6h do dia 30, mobilizando 1.370 agentes Desse total, 471 vão cuidar do trânsito. As demais tarefas da GM serão as seguintes:

Promover ações preventivas de ordenamento urbano.

Implantar e monitorar pontos de bloqueio.

Fiscalizar o comércio ambulante Fiscalizar o estacionamento irregular

Algumas práticas também serão proibidas no dia 31. São elas:

Ambulantes não podem vender bebidas em recipientes de vidro.

Nos postos de bloqueio também será proibida a entrada de recipientes de vidro.

Barraqueiros não podem montar cercadinhos na areia.

Os operadores de quiosques poderão isolar mesas e cadeiras, mas dentro do limite de operação do serviço, também não serão tolerados puxadinhos.

Espetáculo pirotécnico

Em Copacabana, a duração da queima de fogos foi mantida em 12 minutos. Serão usadas de 12 a 14 toneladas de explosivos, fabricados na Espanha e na China.

Os fogos serão ajustados para ser detonados conforme uma trilha sonora que está sendo composta para o evento. A promessa é que eles tenham movimentos que lembram formas onduladas. Para isso, serão usadas bombas com até oito toneladas de potência.