RJ em Foco

Réveillon 2026: Copacabana terá bloqueio total de veículos a partir das 21h do dia 31

Para facilitar o acesso do público, 24 linhas especiais de ônibus municipais e intermunicipais vão operar entre 18h e 21h

Agência O Globo - 26/12/2025
Réveillon 2026: Copacabana terá bloqueio total de veículos a partir das 21h do dia 31
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira, o esquema especial de trânsito para o Réveillon 2026 em Copacabana. As alterações começam já às 6h do dia 30 de dezembro, com a proibição de estacionamento em 3,5 mil vagas distribuídas por Copacabana, Ipanema e Leblon, incluindo as avenidas Atlântica e Vieira Souto.

O acesso de veículos a Copacabana será totalmente bloqueado às 21h do dia 31, abrangendo carros, ônibus e táxis — uma hora antes do que nos anos anteriores. O espetáculo de fogos contará com 19 balsas, quase o dobro do ano anterior.

Operação especial de transporte

Para garantir a chegada do público, 24 linhas especiais de ônibus, identificadas com o letreiro Réveillon, vão operar entre 18h e 21h, transportando passageiros até a Avenida Princesa Isabel, próximo aos três palcos montados em Copacabana. Terminais provisórios serão montados na Enseada de Botafogo, com bolsões de embarque organizados por destino: Zona Norte, Ilha do Governador, Centro, Tijuca, Zonas Oeste e Sudoeste, Baixada Fluminense, Leste Fluminense e Região Serrana. O retorno será permitido das 21h às 5h.

Restrições de acesso e circulação

Ônibus fretados estarão proibidos de entrar em Copacabana a partir de 0h do dia 31. Às 7h, a Avenida Atlântica será interditada nos dois sentidos, e as avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira terão as pistas junto à orla fechadas, como nos domingos e feriados.

O bloqueio será ampliado às 19h, restringindo a entrada de carros de passeio e veículos por aplicativo. Até as 21h, apenas ônibus e táxis poderão acessar o bairro; após esse horário, o bloqueio será total. O acesso volta a ser permitido às 5h do dia 1º, exceto na orla, onde a Avenida Atlântica só será parcialmente liberada às 10h, com operação de faixas reversíveis.

Fiscalização e segurança

A Guarda Municipal iniciará a operação às 6h do dia 30, com 1.370 agentes — 471 deles dedicados ao trânsito. Os agentes também atuarão no ordenamento urbano, fiscalização do comércio ambulante e do estacionamento irregular. Haverá 78 pontos de observação da Polícia Militar na orla e 17 pontos de bloqueio no acesso à praia, na quadra anterior à Avenida Atlântica.

Proibições e regras para ambulantes e quiosques

Ambulantes não poderão vender bebidas em recipientes de vidro, e a entrada desses recipientes será proibida nos postos de bloqueio. Barraqueiros não poderão montar cercadinhos na areia. Quiosques poderão isolar mesas e cadeiras dentro do limite de operação, mas não será permitido ampliar as áreas de atendimento.

Espetáculo pirotécnico

A queima de fogos em Copacabana terá duração de 12 minutos, com uso de 12 a 14 toneladas de explosivos fabricados na Espanha e na China. Os fogos serão disparados em sincronia com uma trilha sonora exclusiva, prometendo movimentos ondulados e efeitos especiais, com bombas de até oito toneladas de potência.

Desafios na remoção de veículos

Um possível entrave é a quantidade reduzida de reboques disponíveis para remoção de veículos irregulares, já que o serviço tem sido irregular ao longo do ano. Para esta virada, serão apenas dez reboques em operação, menos da metade do que foi disponibilizado no Réveillon anterior.