RJ em Foco

Em um mês, 'Barricada Zero' remove seis vezes o peso do Cristo Redentor em entulhos no Rio

Operação é realizada a partir de parceria entre o governo estadual e prefeituras da Região Metropolitana do Rio

Agência O Globo - 26/12/2025
Em um mês, 'Barricada Zero' remove seis vezes o peso do Cristo Redentor em entulhos no Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Iniciada em 24 de novembro, a Operação Barricada Zero — realizada pelo Governo do Estado em parceria com prefeituras da Região Metropolitana, com o objetivo de remover bloqueios instalados por criminosos em ruas do Rio — completa um mês com um balanço de 6.594,5 toneladas de entulhos removidas até o momento. O volume equivale a quase seis vezes o peso da estátua do Cristo Redentor.

Cerca de metade desse material estava em São Gonçalo, de onde foram retiradas 3.144 toneladas de barricadas, incluindo entulhos, vigas metálicas e outros obstáculos. O principal ponto crítico foi a comunidade do Jardim Catarina, responsável por 2.050 toneladas removidas, trabalho que exigiu o uso de retroescavadeiras e maquinário pesado.

Os outros municípios com maiores volumes de barricadas retiradas foram a capital fluminense (1.284 toneladas) e Duque de Caxias (868 toneladas).

No total, o Estado do Rio já liberou 1.555 ruas, com uma média de 4,2 toneladas removidas por via desbloqueada. A operação, coordenada pelo Gabinete Estadual de Segurança Institucional (GSI-RJ), reúne as polícias Civil e Militar, além de secretarias estaduais e municipais, utilizando equipamentos pesados para desmontar as estruturas.

O trabalho, que permanece em andamento, se baseia em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), que mapeou 13.604 pontos de bloqueio no Rio a partir de denúncias, imagens de drone e registros policiais.

“Cada via liberada representa menos poder para o crime e mais segurança para a população. Estamos reafirmando que nenhum território ficará sob domínio de criminosos. Qualquer tentativa de resistência ou reinstalação de bloqueios será enfrentada com rigor, inclusive com uma visita do Bope”, afirmou o governador Cláudio Castro.