RJ em Foco

Previsão aponta 40ºC no Rio nesta sexta-feira; réveillon deve ter mudança no tempo

Sistema de alta pressão no Sudeste é responsável pelas altas temperaturas na região nesta semana

Agência O Globo - 26/12/2025
Previsão aponta 40ºC no Rio nesta sexta-feira; réveillon deve ter mudança no tempo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Rio de Janeiro enfrenta uma intensa onda de calor nesta semana, com previsão de temperaturas atingindo os 40ºC nesta sexta-feira (29) e no domingo (31). O fenômeno é resultado de um sistema de alta pressão atuando sobre o Sudeste, que intensifica a massa de ar quente e dificulta a chegada de frentes frias à região.

Segundo Guilherme Alves, meteorologista da start-up FieldPRO, esse bloqueio atmosférico potencializa o calor não apenas no Rio, mas em todo o Sudeste. "Esse sistema de alta pressão em médios níveis está causando um bloqueio atmosférico, intensificando a massa de ar quente e, consequentemente, as temperaturas", explica Alves.

A máxima prevista para a capital fluminense é de 40ºC nesta sexta-feira e também no domingo, enquanto no sábado e na segunda-feira a temperatura deve chegar a 39ºC. Desde a tarde da última quarta-feira, o Rio está em nível 3 de calor — o terceiro em uma escala de cinco —, caracterizado por temperaturas elevadas (entre 36ºC e 40ºC) por pelo menos três dias consecutivos.

Apesar do calor persistente, o cenário deve mudar na próxima semana. A previsão indica que o fenômeno perde intensidade, abrindo espaço para pancadas de chuva isoladas, especialmente no réveillon. "Essas pancadas de chuva previstas para o dia 31 devem ocorrer entre 14h e 17h, sem prejudicar as comemorações ao longo do dia. Teremos um aumento de nebulosidade, pois a alta pressão enfraquece e a circulação do mar para o continente favorece essas chuvas", detalha o meteorologista.

De acordo com o Climatempo, o último dia do ano terá sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, com possibilidade de temporal à noite. As temperaturas devem variar entre 24ºC (mínima) e 34ºC (máxima). Já no dia 1º de janeiro, o céu pode ficar nublado com chuva pela manhã e risco de temporal à tarde, com termômetros entre 24ºC e 31ºC. A tendência é de que o calor diminua ao longo da semana, com máximas abaixo dos 30ºC.