RJ em Foco
Calor de 40°C persiste no Rio, mas chuva pode marcar o réveillon; veja a previsão
Sistema de alta pressão no Sudeste mantém temperaturas elevadas nesta semana
O Rio de Janeiro segue enfrentando dias de intenso calor, com termômetros podendo atingir os 40°C nos próximos dias. O fenômeno é resultado de um sistema de alta pressão que atua sobre o Sudeste, provocando um bloqueio atmosférico e potencializando as altas temperaturas.
Segundo Guilherme Alves, meteorologista da start-up FieldPRO, esse sistema intensifica uma massa de ar quente na região, elevando ainda mais as temperaturas na capital fluminense. "Esse calor que está acontecendo agora no Sudeste como um todo é potencializado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis. Isso está causando um bloqueio atmosférico. Em palavras mais simples, isso vai servir para intensificar uma massa de ar quente na região, e também sobre o Rio de Janeiro. Isso favorece principalmente a intensificação das temperaturas", explica.
A previsão indica que o calor deve persistir, com máximas de 40°C previstas para sexta-feira e domingo, e 39°C no sábado e segunda-feira. No entanto, a partir da próxima semana, o bloqueio atmosférico perde força e as chuvas retornam, inclusive durante o réveillon.
As pancadas de chuva estão previstas para o dia 31, entre 14h e 17h, sem grandes impactos para as comemorações. "A gente deve ter um dia com bastante nebulosidade, porque essa alta (pressão) enfraquece, com uma circulação do mar para o continente, como a gente chama, bastante efetiva, o que vai favorecer pancadinhas de chuva no estado e também na capital", detalha o meteorologista. No dia 1º, as chuvas devem ser mais isoladas.
De acordo com o Climatempo, a previsão para os próximos 15 dias aponta sol com muitas nuvens e pancadas de chuva na tarde do dia 31, além de possibilidade de temporal na noite do réveillon, com temperaturas variando entre 24°C e 34°C. Para o dia 1º de janeiro, o céu deve permanecer nublado com chuva pela manhã e chances de temporal à tarde. As temperaturas ficam entre 24°C e 31°C, indicando um início de ano com calor menos intenso. A semana seguinte deve registrar máximas abaixo dos 30°C.
O Rio está atualmente no nível 3 de calor, em uma escala de cinco, desde a última quarta-feira. Esse patamar é caracterizado por temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência por pelo menos três dias consecutivos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento