RJ em Foco
Manchas escuras aparecem nas águas das praias do Rio; saiba a causa
Fenômeno é observado principalmente na orla do Arpoador, Leblon e Ipanema
Na véspera de Natal, marcada por intenso calor, banhistas que frequentaram as praias da Zona Sul do Rio — especialmente Leblon, Ipanema e Arpoador — notaram a presença de manchas escuras na água. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o fenômeno não está relacionado à poluição. Trata-se, na verdade, de cardumes de peixes que se deslocam próximos à superfície.
Nos últimos dias, diversos relatos semelhantes foram publicados nas redes sociais, aumentando a curiosidade dos frequentadores.
O biólogo Mário Moscatelli explicou: “Há duas semanas aconteceu fenômeno semelhante na orla da Barra. Provavelmente deve ser um cardume de majubas”.
O Inea atribui a maior visibilidade desses animais, assim como de outras espécies marinhas, à melhora gradual da qualidade da água, resultado de obras de saneamento e monitoramento ambiental.
O forte calor deve continuar nos próximos dias. Os termômetros podem atingir 40°C nesta quinta-feira, dia 25, e 41°C na sexta-feira, de acordo com o Alerta Rio. Não há previsão de chuva. O município segue em estágio 2 de calor — o segundo de cinco níveis —, com temperaturas entre 36°C e 40°C, alto índice de umidade, durante um ou dois dias consecutivos e por pelo menos quatro horas.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo