RJ em Foco
Recadastramento do Bilhete Único Intermunicipal passa a ser feito por aplicativo
De acordo com a Setram, medida facilita reativação após primeira ocorrência de uso inadequado do benefício, detectado pela biometria facial
O processo de recadastramento do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) pode ser feito, a partir de agora, no aplicativo da Riocard Mais. A novidade foi anunciada pela Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a Riocard, que afirmam que a medida facilitará a rotina dos beneficiários por não ser mais necessário ir presencialmente a uma das lojas.
Nova unidade:
Em relatório enviado ao STF:
O processo é valido para os casos registrados como primeira ocorrência, em que é constatado, uma única vez, o uso inadequado do BUI por meio do sistema de controle de biometria facial, que começou a ser implementada em todos os modos de transporte coletivo sob a gestão da Setram.
— Estamos tornando o serviço público mais simples e acessível: com o recadastramento do Bilhete Único Intermunicipal diretamente pelo aplicativo da Riocard Mais, o passageiro ganha praticidade, agilidade e conforto, resolvendo tudo pelo celular, sem precisar se deslocar até uma loja. É mais tecnologia a favor do cidadão e mais eficiência na gestão do transporte público — disse a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.
De acordo com o decreto 45.749/16, que dispõe sobre o controle biométrico, todos os embarques feitos no transporte público com cartões cadastrados no BUI devem ser analisados pelo sistema de reconhecimento facial, que verifica se o usuário do benefício é o titular do cartão, conferindo se o rosto captado pelo equipamento é o mesmo da foto do cadastro.
Caso o passageiro não seja reconhecido na verificação automática, é realizada uma inspeção visual tanto de modo eletrônico como por um técnico da área antifraude. Se a divergência for confirmada, é emitido um laudo com imagens e dados de utilização do cartão para aplicação da suspensão prevista na legislação.
Sendo assim, os usuários que utilizaram incorretamente o benefício precisam passar pelo processo de recadastramento do BUI.
Como saber se é preciso fazer o recadastramento
O primeiro passo é identificar a comunicação realizada nos validadores instalados no transporte público. Ao aproximar o cartão de transporte do equipamento, o passageiro visualizará a mensagem “recadastre-se” e terá cinco dias úteis para revalidar seus dados. Caso o titular do cartão não cumpra o prazo, o benefício será suspenso até a realização do recadastramento. Neste período, a mensagem que aparecerá no validador passará a ser “benefício suspenso”. O cartão de transporte não é bloqueado e pode ser utilizado normalmente, mas com o pagamento das tarifas integrais.
Como fazer o processo pelo aplicativo
Para facilitar e agilizar o recadastramento, o processo já está disponível no aplicativo da Riocard Mais. Ao abrir o app, o usuário que tem o BUI cadastrado no seu cartão, e foi identificado na 1ª ocorrência, recebe o aviso “regularize seu Bilhete Único Intermunicipal” já na tela inicial ou quando acessar a área “meus cartões”.
Em seguida, basta seguir os procedimentos indicados: é preciso enviar um documento com CPF (RG ou CNH) e fazer uma selfie seguindo os passos descritos no próprio aplicativo. A medida é importante para revalidar os dados e provar a autenticidade do usuário. No fim desta etapa, aparecerá o status “finalizado” — pode ser necessário aguardar até 60 minutos para atualização do aplicativo. Se todas as informações forem confirmadas, o BUI será reativado em até 48 horas.
Caso o passageiro queira acessar o laudo que comprova o uso inadequado do benefício, é necessário ir a uma loja Riocard Mais, que continua realizando o processo de recadastramento do Bilhete Único Intermunicipal.
Outros serviços
Além do recadastramento, os passageiros também têm acesso a outros serviços relacionados ao BUI no aplicativo da Riocard Mais. Veja quais são:
Validade: é possível consultar se o benefício tarifário está ativo na opção “Valida Mais”. Ao encostar o cartão no celular, aparecerá uma mensagem informando se a integração tarifária está habilitada
Solicitação: o passageiro pode realizar o cadastro e fazer o pedido do BUI pelo app. A opção está disponível para quem utiliza cartões do tipo expresso. É preciso vincular o cartão em uso ao seu CPF
Declaração de renda: após o cadastro no aplicativo e a vinculação do cartão ao CPF, a etapa seguinte para solicitação do BUI é a declaração de renda, que também pode ser realizada no app. Basta informar a faixa de renda e aceitar o termo de responsabilidade
Ativação: o benefício pode ser ativado na opção “Valida Mais”. É só encostar o cartão no celular (o equipamento precisa ter a opção NFC ativa)
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