RJ em Foco

Curso de formação reprova 10% dos candidatos a agentes da Força Municipal do Rio

Dos 281 alunos da primeira turma da tropa de elite da prefeitura, 30 foram eliminados; cabe recurso

Agência O Globo - 23/12/2025
Curso de formação reprova 10% dos candidatos a agentes da Força Municipal do Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Dos 281 alunos do primeiro curso de formação de agentes para atuar na Força Municipal — tropa de elite da prefeitura que começará a trabalhar armada nas ruas do Rio a partir de 2026, com foco na prevenção a pequenos delitos —, 30 (10,6%) foram reprovados. Esses candidatos participaram de três meses de treinamento intensivo, ministrado por instrutores da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma academia criada pelo município em Irajá, Zona Norte. A lista nominal dos aprovados foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município.

Os eliminados ainda têm uma chance: entre hoje e 2 de janeiro, poderão entrar com recurso administrativo para contestar a avaliação. As disciplinas e métodos aplicados aos futuros agentes armados seguem o mesmo padrão do concurso público da PRF.

O treinamento inclui simulações realistas de abordagem a suspeitos. Agentes da PRF, atuando à paisana, representam cidadãos comuns ou suspeitos em situações diversas, como em veículos. Cada ação dos candidatos é acompanhada de perto pelos instrutores, que fazem observações e ajustes em tempo real.

Além das abordagens, o cotidiano na academia abrange aulas de defesa pessoal, perseguição a veículos suspeitos, técnicas de imobilização com armas letais (pistolas) e não letais, como tasers, além do gerenciamento de situações de crise.

Em novembro, uma segunda turma, composta por 330 agentes pré-selecionados pela Guarda Municipal, iniciou o mesmo treinamento, que também terá duração de três meses.