Poder e Governo

Moraes permite visita de enteada a Bolsonaro, mas nega acesso a outros familiares

Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal

Agência O Globo - 26/12/2025
Moraes permite visita de enteada a Bolsonaro, mas nega acesso a outros familiares
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira a visita da enteada do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o período de internação hospitalar, mas negou pedidos de outros familiares.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal e está internado desde a última quarta-feira no Hospital DF Star, em Brasília, onde realizou exames e passou pelo procedimento cirúrgico na quinta-feira.

Diante da internação, a defesa do ex-presidente solicitou autorização para que a enteada, Letícia Marianna Firmo da Silva, e os cunhados pudessem visitá-lo durante a permanência no hospital.

No despacho, Moraes permitiu apenas a visita da enteada, condicionando o acesso às regras gerais estabelecidas pelo hospital para todos os pacientes. Os pedidos para visitas dos cunhados foram indeferidos.

O ministro também reiterou determinações estabelecidas em decisão anterior, de 23 de dezembro, como a proibição de ingresso no quarto hospitalar com celulares, computadores ou quaisquer dispositivos eletrônicos. Segundo Moraes, eventuais outras visitas deverão ser previamente autorizadas pelo Supremo.

Uma perícia da Polícia Federal concluiu que Bolsonaro precisava passar pela cirurgia "o mais breve possível". Os peritos apontaram que o ex-presidente ficou com uma lesão em um nervo do tronco decorrente de um procedimento cirúrgico anterior, o que tem provocado soluços frequentes.

A hérnia inguinal ocorre quando uma parte do intestino ou tecido abdominal se projeta por um ponto fraco ou abertura na parede muscular da virilha, formando uma protuberância.