Poder e Governo
Ansiedade marca véspera de cirurgia de Bolsonaro, que passa Natal com Michelle e Carlos
Ex-presidente deve permanecer internado de 5 a 7 dias e será reavaliado após o procedimento cirúrgico.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que apresenta quadro de ansiedade na véspera da cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral, passará a noite de Natal acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente, visitou o pai no início da noite desta quarta-feira e afirmou que Bolsonaro está ansioso, mas "passa bem".
De acordo com Flávio, Bolsonaro escreveu uma carta de próprio punho, considerada um "desabafo" e um comunicado ao povo brasileiro. O texto será lido pelo senador momentos antes do início da cirurgia, na porta do Hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente será operado.
— É uma espécie de desabafo e um comunicado ao povo brasileiro, que vou ler amanhã. Eu me emocionei muito ao ler, é um pedido dele. Meu pai está ansioso, nervoso pela cirurgia, o que é normal nessas condições pré-operatórias. Ele vai passar a noite com a Michelle e com o Carlos, o que lhe traz mais conforto. Por incrível que pareça, ele está melhor aqui, no hospital, ao lado da família, na véspera de uma cirurgia, do que estaria na Superintendência da Polícia Federal sozinho — disse Flávio.
A presença de Carlos Bolsonaro foi autorizada por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que os filhos de Jair Bolsonaro visitem o ex-presidente durante o período de internação sem necessidade de autorização judicial para cada visita. O despacho libera a visitação do senador Flávio Bolsonaro, dos vereadores Carlos Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro, além da estudante Laura Bolsonaro, desde que sejam respeitadas as normas do hospital.
No entanto, o ministro reforçou a manutenção das restrições já impostas, como a proibição de entrada de telefones celulares, computadores ou quaisquer dispositivos eletrônicos no quarto hospitalar.
“Reitero que deverão ser observadas todas as medidas determinadas na decisão de 23/12/25, inclusive quanto à vedação de ingresso no quarto hospitalar de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos e que todas as demais visitas deverão ser previamente autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal”, escreveu Moraes.
A expectativa é que Bolsonaro permaneça internado de 5 a 7 dias, com reavaliação após a cirurgia.
Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star por volta das 16h, Bolsonaro realizou exames pré-operatórios, incluindo avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento. A cirurgia está marcada para amanhã, a partir das 9h, sob anestesia geral, com previsão de quatro horas de duração. "A necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico será avaliada durante a internação, a depender da evolução do pós-operatório e da condição clínica", informa o boletim.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo