Poder e Governo

Motta se reaproxima de Lula com visitas ao Planalto e articula apoio para o Senado

Planalto e Câmara superam fase de tensão e buscam novo momento de diálogo

Agência O Globo - 24/12/2025
Motta se reaproxima de Lula com visitas ao Planalto e articula apoio para o Senado
Motta se reaproxima de Lula com visitas ao Planalto e articula apoio para o Senado - Foto: Reprodução TV Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), intensificou sua aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias, realizando visitas frequentes ao Palácio do Planalto. Motta deu aval à nomeação do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e levou seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos-PB), ao gabinete presidencial em busca de apoio para sua pré-candidatura ao Senado. O movimento marca o fim de um período de desconfiança mútua entre Lula e Motta.

A reaproximação faz parte da estratégia do governo federal para fortalecer o relacionamento com a Câmara dos Deputados, especialmente em um ano eleitoral. Desde a última quinta-feira, Motta participou de quatro eventos e compromissos privados no Palácio do Planalto, sinalizando um novo momento entre Executivo e Legislativo.

Na quinta-feira, Motta acompanhou a apresentação de Gustavo Feliciano a Lula. Um dia antes, ambos já haviam conversado por telefone sobre a mudança no comando do Ministério do Turismo.

No mesmo dia, Motta esteve ao lado do presidente na inauguração de uma maquete da obra de transposição do Rio São Francisco. Lula convidou Motta a experimentar um óculos 3D para um passeio virtual pela maquete, instalada no primeiro andar do Palácio do Planalto, e discursou ao lado do parlamentar.

Nesta terça-feira, Motta foi um dos protagonistas da posse do novo ministro do Turismo. Em seu discurso, afirmou que a gestão de Feliciano contará com o apoio do Parlamento e será construída em conjunto com os deputados. Ao se dirigir a Lula, destacou a confiança depositada no novo ministro:

— Gustavo terá o apoio do Parlamento, da Câmara, dos deputados, para ajudar sua gestão com recursos e ações, para que juntos possamos fortalecer o turismo brasileiro — disse Motta. — Não tenho dúvidas de que juntos construiremos uma gestão que fará valer a confiança do presidente Lula no querido Gustavo Feliciano — completou.

Com o aval de Motta, Feliciano agradeceu o apoio e destacou a liderança do aliado:

— Presidente Hugo, um paraibano assumir o Ministério é reflexo incontestável da sua forte liderança. O Ministério do Turismo é a sua casa, porque a Paraíba é grata pelo seu apoio — afirmou Feliciano.

Também na terça-feira, Motta levou seu pai, Nabor Wanderley, prefeito de Patos (PB) e pré-candidato ao Senado pela Paraíba, para uma reunião com Lula no gabinete presidencial. O encontro, que contou com a presença do governador João Azevedo, faz parte da articulação para garantir apoio político à candidatura de Nabor e fortaleceu a indicação de Feliciano ao ministério.

Feliciano foi secretário de Turismo do governo João Azevedo em seu primeiro mandato. Agora, com um aliado à frente de uma pasta estratégica, Motta amplia sua influência política. Já Lula busca consolidar chapas ao Senado com parlamentares dispostos a apoiar um eventual quarto mandato.

Durante sua passagem pelo Planalto, Motta também participou da assinatura do decreto que reconhece a música gospel como manifestação cultural, ao lado de parlamentares evangélicos como a senadora Eliziane Gama (PSB), o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).