Poder e Governo
Lula sanciona lei que autoriza porte de arma para policiais legislativos em assembleias estaduais e na Câmara do DF
Texto altera o Estatuto do Desarmamento de 2003; presidente veta trechos que dispensavam comprovação de idoneidade dos agentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira, a lei que autoriza policiais legislativos de assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal a portarem armas de fogo. A medida altera o Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003.
Apesar da aprovação, Lula vetou dispositivos que haviam sido incluídos pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Esses trechos dispensavam os policiais legislativos de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de armas de fogo.
O projeto aguardava sanção presidencial desde setembro, após ser aprovado pela CCJ e, anteriormente, pelo Senado Federal.
Com a publicação da nova lei no Diário Oficial da União desta terça-feira, todos os policiais legislativos do país passam a ter direito ao porte de arma. Até então, apenas agentes do Senado e da Câmara dos Deputados já possuíam essa autorização.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo