Poder e Governo

Lula empossa novo ministro do Turismo e busca fortalecer apoio no Centrão

Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), assume a pasta em substituição a Celso Sabino

Agência O Globo - 23/12/2025
Lula empossa novo ministro do Turismo e busca fortalecer apoio no Centrão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Reprodução / Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta terça-feira ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB). Gustavo assume o lugar de Celso Sabino, que deixou o cargo após ser expulso do União Brasil por desobedecer a orientação do partido de se afastar do governo.

A nomeação de Gustavo Feliciano representa uma articulação do governo com uma ala do União Brasil que se comprometeu a apoiar a reeleição de Lula em 2026. Segundo integrantes do Palácio do Planalto, a escolha teve o aval do presidente do partido, Antônio Rueda, e foi costurada por um grupo de cerca de 20 parlamentares da sigla alinhados ao governo federal, dentro de uma bancada de 59 deputados.

Damião Feliciano, pai do novo ministro, integra a ala mais próxima ao governo no União Brasil e atua como um dos vice-líderes do Planalto na Câmara dos Deputados.

Há, ainda, a avaliação de que ministros e integrantes do segundo escalão do governo deverão estar alinhados a Lula e votar no petista no próximo pleito, inclusive nos partidos que se declaram independentes ou que cogitam lançar candidaturas à Presidência em 2026.

A escolha de Gustavo Feliciano também contou com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), aliado do novo ministro na Paraíba.

Quem é Gustavo Feliciano

Gustavo Costa Feliciano é filho da ex-vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, que migrou do PDT para o União Brasil em 2023, e do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB).

Gustavo foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba durante o primeiro governo de João Azevêdo, assumindo o cargo no início do mandato e renunciando em dezembro de 2021. Sua mãe, Lígia, rompeu com o governador Azevêdo e não integrou a coligação que o reelegeu em 2022. Antes da atuação na gestão estadual, Gustavo presidiu o diretório municipal do PDT em Campina Grande, sigla que abrigava a família na política local.

Nascido em Campina Grande, Gustavo Feliciano é formado em Direito e já foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Ele nunca exerceu mandato eletivo e mantém um perfil no Instagram com cerca de 3 mil seguidores; a última postagem é de 2021.