Poder e Governo
Ministério da Justiça informa Moraes sobre pedido de extradição de Ramagem
Condenado pelo Supremo no julgamento da trama golpista, Ramagem teve seu mandato declarado como perdido pela Câmara
O Ministério da Justiça comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a extradição de Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Polícia Federal. A resposta foi enviada após requerimento do gabinete de Moraes, feito em 17 de dezembro.
De acordo com o documento, o pedido de extradição foi encaminhado ao Itamaraty no mesmo dia. O texto ainda destaca que eventuais novas informações sobre o caso serão encaminhadas ao STF assim que disponíveis.
Ramagem teve seu mandato parlamentar declarado perdido após ser condenado definitivamente pelo STF a 16 anos de prisão, por participação na tentativa de golpe de Estado. A decisão judicial incluiu, entre as punições, a cassação do mandato. Para evitar novo embate institucional com o Supremo, a Mesa Diretora da Câmara optou por declarar a cassação por ato administrativo, sem levar o caso ao plenário.
Desde setembro, Ramagem está nos Estados Unidos e é considerado foragido da Justiça brasileira. Ele teve o passaporte diplomático cassado. A suspensão do passaporte diplomático não impede sua permanência no exterior com passaporte comum, mas retira os benefícios do status diplomático.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo