Cidades

Maceió Previdência promove 3º Seminário sobre educação previdenciária

Evento reúne especialistas para debater transparência e sustentabilidade dos RPPS

05/09/2025
Maceió Previdência promove 3º Seminário sobre educação previdenciária
Seminário debate educação previdenciária. - Foto: Allan César/ Secom Maceió

O Maceió Previdência realizou, nesta sexta-feira (5), o 3° Seminário de Educação Previdenciária, reunindo servidores públicos, gestores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e profissionais da área previdenciária, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro Farol.

O evento, que aconteceu das 8h às 13h, teve como objetivo debater a gestão e a sustentabilidade dos RPPS, além de promover a troca de experiências e fortalecer a transparência na administração previdenciária. A programação contou com palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente, além de representantes de instituições parceiras.

O atuário José Wilson Silva Neto, especialista em Previdência Complementar e que atuou diretamente na Reforma da Previdência de 2019, destacou a importância da transparência e da participação ativa dos servidores no acompanhamento da gestão atuarial.

Atuário José Wilson Silva Neto, especialista em Previdência Complementar. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Atuário José Wilson Silva Neto, especialista em Previdência Complementar. Foto: Allan César/ Secom Maceió

“A transparência é hoje um dos maiores desafios dos RPPS. O servidor, segurado, aposentado ou pensionista pode e deve fiscalizar o regime, participando de conselhos deliberativos, comitês de investimento e acompanhando os documentos obrigatórios, que são fundamentais para avaliar a saúde financeira do sistema. É preciso estar atento a cada passo que o RPPS dá”, afirmou.

Outro destaque foi a palestra do presidente da Prevcom-SP, Sylvio Eugênio, que abordou os desafios da sustentabilidade previdenciária diante do envelhecimento populacional.

Presidente da Prevcom-SP, Sylvio Eugênio. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Presidente da Prevcom-SP, Sylvio Eugênio. Foto: Allan César/ Secom Maceió

“O regime próprio tem que ter financiamento. Hoje, especificamente em Maceió, o plano de custeio ainda é muito baseado na repartição simples, mesmo com o processo de capitalização em curso. O Brasil está entrando em um processo de envelhecimento populacional que coloca em risco o sistema de custeio dos regimes próprios. A experiência internacional mostra que precisamos avançar para um segundo pilar de capitalização. Sem dúvida, novas reformas previdenciárias serão necessárias”, destacou.

O evento também contou com a participação de Jezrael Anizio, gestor do escritório do Banco do Brasil que atende o setor público de Alagoas e o RPPS de Maceió. Ele reforçou a necessidade de maior aproximação entre servidores e a gestão.

Jezrael Anizio, gestor do escritório do Banco do Brasil. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Jezrael Anizio, gestor do escritório do Banco do Brasil. Foto: Allan César/ Secom Maceió

“Aumentar a confiança é trazer os servidores para participar da gestão. Uma estratégia interessante seria ter representantes da categoria com credibilidade, que possam pautar os avanços de forma clara, na linguagem do servidor. Isso fortalece a transparência e mostra como está sendo tratado o recurso que vai garantir o benefício no futuro”, afirmou.

Substituindo o diretor-presidente do Maceió Previdência, Ronnie Reyner Teixeira Mota, a diretora-executiva de Governança e Gestão Interna, Marília Alexandre, ressaltou a importância do seminário e da continuidade de boas práticas no regime próprio.

Diretora-executiva de Governança e Gestão interna, Marília Alexandre. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Diretora-executiva de Governança e Gestão interna, Marília Alexandre. Foto: Allan César/ Secom Maceió

“Esse é o terceiro ano consecutivo do nosso seminário, em que a cada ano só fortalecemos as boas práticas em RPPS, buscando soluções previdenciárias sustentáveis. Nosso maior desafio é manter o equilíbrio financeiro e atuarial, mas sempre com boa governança e visão de longo prazo. A participação expressiva de aposentados, pensionistas, conselheiros, advogados, servidores e gestores mostra o quanto a Previdência é um tema coletivo, relevante e que precisa ser constantemente debatido”, destacou.

Frente de honra do evento. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Frente de honra do evento. Foto: Allan César/ Secom Maceió

A frente de honra do evento foi composta pela diretora-executiva de Governança e Gestão Interna do Maceió Previdência, Marília Alexandre; pela coordenadora da Secretaria de Regime Próprio de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Márcia Paz Caldas; pela coordenadora estadual do Serviço Social da UFAL, Carla Bianca Maranhão Dantas Monteiro; pelo presidente da Associação das Previdências Próprias do Estado de Alagoas (Appeal), João Gomes de Rocha; e pelo vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/AL, José Léfi Silva.

Tags: