Alagoas
PM-AL forma 31 oficiais no Curso de Polícia Judiciária Militar 2025

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) promoveu, na manhã desta sexta-feira (5), a formatura da edição 2025 do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM). A cerimônia aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), localizada no Trapiche da Barra, em Maceió.
“Este curso fortalece a missão da nossa instituição de servir à sociedade com profissionalismo, ética e legalidade. A conclusão do CPJM 2025 representa o compromisso da Polícia Militar de Alagoas com a disciplina, a justiça e a valorização do conhecimento dentro da nossa corporação. Os senhores oficiais que hoje se formam estão capacitados para conduzir procedimentos de Polícia Judiciária Militar com ainda mais responsabilidade jurídica e rigor técnico”, destacou o comandante-geral da PM.
Além de presidir a mesa de honra, o coronel conduziu a continência prestada no rito de honra ao veterano. O militar homenageado foi o coronel da reserva remunerada Moab Valfrido.
Foram destacados os três primeiros colocados, que alcançaram as maiores médias entre os concluintes. A cerimônia também prestou reconhecimento aos apoiadores do curso.
.jpg)
CPJM 2025
O curso iniciou no dia 12 de junho deste ano. Inicialmente, foram matriculados 35 oficiais da Polícia Militar de Alagoas, sendo 13 majores, 13 capitães e 9 tenentes, todos da PM-AL. Durante o curso, ocorreram quatro desligamentos. Ao final, 31 discentes foram considerados aptos e aprovados.
A carga horária de 200 horas-aula foi desenvolvida em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas.
A grade curricular do CPJM 2025 abrangeu temas como direito penal militar, processo penal militar, direito administrativo disciplinar, procedimentos de sindicâncias, conselhos de disciplina, conselhos de justificação e demais instrumentos que compõem a atividade de Polícia Judiciária Militar.
.jpg)
O curso capacitou oficiais da corporação para atuarem na condução de procedimentos de Polícia Judiciária Militar e no assessoramento jurídico-disciplinar das unidades operacionais e administrativas.
A formação foi direcionada à correta apuração de infrações penais militares e transgressões disciplinares, assegurando a estrita observância dos princípios legais, éticos e administrativos que regem a atividade policial militar.
Mais lidas
-
1AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça suspende eleição antecipada de Madson Monteiro para a Mesa Diretora da Câmara de Palmeira
-
2DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUGA EM PRESÍDIO
Cinco presos escapam do Baldomero Cavalcanti usando corda de lençóis; um já foi capturado
-
5SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais