Internacional

Aviões da Venezuela sobrevoaram navio americano, acusam EUA

Tensão entre os países no Mar do Caribe ganhou mais um capítulo

Redação ANSA 05/09/2025
Aviões da Venezuela sobrevoaram navio americano, acusam EUA
Maduro mobilizou militares diante de ameaças dos EUA - Foto: ANSA/EPA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos acusou dois aviões militares da Venezuela de sobrevoarem um navio da Marinha americana em águas internacionais na noite de quinta-feira (4).

O novo capítulo da crescente tensão entre Washington e Caracas chega após os EUA terem assassinado 11 pessoas que estavam em um barco suspeito de transportar drogas no Mar do Caribe.

"Dois aviões militares do regime Maduro voaram nos arredores de um navio da Marinha americana em águas internacionais. Essa medida altamente provocatória tem o objetivo de interferir em nossas operações contra traficantes", escreveu o Pentágono no X.

O Departamento de Defesa ainda instou o "cartel que comanda a Venezuela", em referência ao governo Maduro, a "não obstruir, desencorajar ou interferir nas operações antidrogas e antiterrorismo" na região.

Os EUA deslocaram navios de guerra para o Mar do Caribe com a desculpa de combater o tráfico de drogas e ainda ofereceram uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão de Maduro, acusado pela Casa Branca de colaborar com o cartel de narcotraficantes Tren de Aragua.

O presidente venezuelano reagiu mobilizando as Forças Armadas e a Milícia Nacional Bolivariana.