Internacional
Hamas divulga vídeo de 2 reféns dentro de carro em Gaza
Guerra no enclave palestino completa 700 dias nesta sexta (5)

No 700º dia de guerra, o Hamas divulgou nesta sexta-feira (5) um vídeo que mostra dois reféns israelenses debilitados dentro de um carro na Faixa de Gaza.
Trata-se de Guy Gilboa Dalal e Alon Ohel, que foram sequestrados pelo grupo durante o ataque contra Israel em 7 de outubro de 2023.
O vídeo foi publicado na página do Hamas no Telegram, conforme noticiado pelo Canal 12, que alega ser uma tentativa de pressionar Israel e impedir sua ocupação da Cidade de Gaza.
Nas imagens, Dalal é visto no banco traseiro de um veículo que circula em uma região de edifícios destruídos na Cidade de Gaza, enquanto pede ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que não lance uma ofensiva militar planejada para capturar a Cidade de Gaza.
"Eu não consigo acreditar na minha vida nesses últimos 22 meses (nos quais vem sendo feito refém)", diz Dalal no vídeo, cuja gravação foi feita em 28 de agosto de 2025. "É muito difícil. Não há comida, gás, água ou eletricidade. Eu, o resto de prisioneiros e mais 2 milhões de pessoas em Gaza passamos por isso todos os dias".
A gravação foi feita por uma pessoa, cuja imagem não pode ser vista, que aparenta estar sentada no bando da frente do carro.
Em certo momento, Dalal afirma que está detido pelas Brigadas Izz ad-Din al-Qassam do Hamas na Cidade de Gaza. Ele é mostrado com cabelo curto, camisa azul-escuro e uma expressão de angústia, cobrindo o rosto com as mãos. Nas declarações, provavelmente ditadas a ele por membros do Hamas, o israelense implora por sua libertação.
"Isso é tudo o que queremos, só queremos que isso acabe.Queremos voltar para nossas famílias. Por favor, nos levem de volta", concluiu.
Ataque
Paralelamente, o Exército israelense anunciou ter atingido um arranha-céu na Cidade de Gaza que, segundo ele, era usado pelo Hamas.
"Dentro do prédio, o Hamas instalou infraestrutura usada para preparar e conduzir ataques contra as tropas da IDF na área", diz o comunicado.
Segundo as Forças de Defesa de Israel, "antes do ataque, medidas de precaução foram tomadas para limitar os danos a civis".
Logo depois, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que seu país emitiu seu primeiro aviso formal de evacuação aos moradores do prédio atingido na Cidade de Gaza, alertando que as operações das IDF só se intensificarão até que o Hamas aceite os termos de cessar-fogo.
Mais lidas
-
1AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça suspende eleição antecipada de Madson Monteiro para a Mesa Diretora da Câmara de Palmeira
-
2DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUGA EM PRESÍDIO
Cinco presos escapam do Baldomero Cavalcanti usando corda de lençóis; um já foi capturado
-
5SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais