Alagoas

UNINASSAU e Hemoal coletam 25 bolsas de sangue em ação conjunta

Quantidade obtida por meio do projeto “Doe Sangue, Doe Vida” pode ajudar a salvar até 100 vidas

Assessoria 05/09/2025
UNINASSAU e Hemoal coletam 25 bolsas de sangue em ação conjunta

A UNINASSAU Maceió, em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), realizaram uma ação de responsabilidade social que resultou na coleta de 25 bolsas de sangue, nesta quarta-feira (3). Por meio do projeto “Doe Sangue, Doe Vida!”, a iniciativa envolveu estudantes do curso de Enfermagem da Instituição de Ensino Superior (IES), colaboradores e o público externo.

Os critérios mínimos para doação incluíram estar em boas condições de saúde, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não estar em jejum, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou registro profissional.

De acordo com Julio Oliveira, coordenador do curso de Enfermagem da IES, a quantidade de sangue obtida na iniciativa pode ajudar a salvar até 100 vidas. “Independentemente do tipo sanguíneo ou do doador, todo material coletado tem grande importância e impacto positivo. A ação, além de representar responsabilidade social, estimula nos alunos o interesse em participar de serviços de doação e atuar em unidades de referência”, disse.

Rayara Andrade, assistente social do setor de captação do Hemoal, explicou que a ação de coleta externa tem grande importância, pois muitas pessoas não dispõem de tempo para comparecer às unidades. “Levar o serviço até elas facilita a participação e garante a chance de contribuírem para salvar vidas. O objetivo é unir esforços em uma corrente de solidariedade e dar continuidade à missão de promover a doação”.

Para Maria Rebeca, estudante do 4º período de Enfermagem da UNINASSAU Maceió, é fundamental a IES promover iniciativas que incentivem a participação dos estudantes. “Esta foi minha primeira experiência como doadora. Além de enriquecer minha formação, desperta o senso de solidariedade entre os discentes e mostra a importância desse gesto para toda a sociedade”, destacou.