Cidades
2º Penedo Sabor & Jazz garante 93% de aprovação e ocupa 90% da rede hoteleira

O 2º Festival Penedo Sabor & Jazz comprovou sua força como evento que movimenta a economia criativa e o turismo em Penedo e região. De acordo com o relatório analítico de demanda turística, a cidade registrou 90% de ocupação na rede hoteleira, alta taxa de permanência prolongada e 93,3% de aprovação entre os visitantes.
Mais de 62% dos visitantes vieram de Alagoas, seguidos por turistas de 15 estados brasileiros, como: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, entre outros, além de presença internacional da França e Angola.
O estudo aponta que 80% escolheram Penedo como destino principal, reforçando o potencial da cidade como referência turística no Baixo São Francisco.
Gastronomia em destaque
O levantamento mostrou que 60% dos turistas realizaram suas principais refeições em restaurantes locais, confirmando a gastronomia como protagonista da experiência.
O festival também contou com aulas-show gratuitas de chefs alagoanos e pernambucanos renomados, atraindo público interessado em aprendizado e cultura gastronômica.
O evento gerou reflexos diretos na economia. Além da rede de bares e restaurantes, outros setores como farmácias, postos de combustíveis e comércio em geral sentiram o aquecimento.
Experiência aprovada

O relatório confirma que 93,3% avaliaram a experiência como boa ou ótima, consolidando Penedo como cidade acolhedora e estruturada.
Além disso, 33% dos turistas permaneceram mais de três dias na cidade, multiplicando o consumo e ampliando os efeitos positivos do festival que foi realizado, em sua segunda edição, neste final de semana.
Realizado pela ASTEC e pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), com apoio de parceiros como Sebrae Alagoas, Abrasel, Senac, Sesc e Governo de Alagoas, o evento já está consolidado no calendário anual do município.

Para o prefeito Ronaldo Lopes, os números confirmam que investir na economia criativa é investir no futuro da cidade.
“O festival movimenta nossa economia, fortalece o turismo e projeta Penedo como referência nacional. Agora, também somos parte da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes — isso amplia ainda mais nossa responsabilidade e nossa visibilidade. É a prova de que cultura e gastronomia, quando unidas à inovação e à inteligência colaborativa, transformam vidas.”
Para Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), o festival gastronômico Sabor e Jazz confirma Penedo como um destino vibrante e acolhedor.
“Recebemos visitantes de 15 estados brasileiros, além de turistas da França e de Angola, com 64,5% permanecendo dois ou mais dias na cidade. Mais de 80% tiveram Penedo como destino principal e 93,3% avaliaram a experiência como boa ou ótima. Esses resultados reforçam que o festival movimenta nossa rede hoteleira, fortalece bares e restaurantes, escolhidos por 60% dos visitantes para suas refeições, e gera impacto econômico direto para toda a cadeia produtiva. Estamos consolidando Penedo como referência em turismo criativo e gastronômico no Nordeste”, destacou o secretário da SETUREC.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2INFRAESTRUTURA
Codevasf rebate informações sobre fiscalização na Barragem Boacica
-
3FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
4JUSTIÇA
Estado de São Paulo é responsabilizado por morte de jovem alagoano em abordagem policial
-
5DESPEDIDA
Arapiraca se despede do professor Moacir Teófilo, referência na Educação