Geral
Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições para celebrar ações ambientais em todo o país
Transpetro e Instituto Limpa Brasil mobilizarão cidades com mutirões, oficinas, parcerias e um concurso nacional de fotografia que transformará o Dia Mundial da Limpeza em um movimento coletivo pelo futuro do planeta

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, iniciativa que une arte, engajamento social e educação ambiental. Patrocinado pela Transpetro e realizado pelo Instituto Limpa Brasil, o concurso integra a programação do Dia Mundial da Limpeza, que acontece em 20 de setembro, e convida brasileiros e brasileiras de todas as regiões a registrarem, com sensibilidade e criatividade, o cuidado com o meio ambiente.
Podem participar pessoas com mais de 12 anos, desde que não sejam profissionais da fotografia ou que trabalhem na Transpetro. A inscrição é gratuita e deve ser realizada entre 1º e 20 de setembro, no site www.limpabrasil.org. O regulamento do concurso também está disponível no ambiente virtual.
Cada concorrente poderá enviar uma única fotografia inédita, capturada entre os dias 16 e 22 de setembro, durante as ações oficiais do Dia Mundial da Limpeza. As imagens devem retratar iniciativas individuais ou coletivas de preservação ambiental, mutirões de limpeza ou ainda os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos.
As 15 fotografias finalistas serão escolhidas por um júri técnico e pelo voto popular, tendo destaque internacional, com exibição na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP30, em Belém (PA), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Os vencedores receberão prêmios como notebooks, celulares e tablets.
“O projeto também contempla a realização de palestras online e oficinas abertas aos participantes do concurso, focado em educação ambiental e na participação social. Em paralelo, serão promovidas dez palestras presenciais em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social”, ressalta Edilainne Muniz, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.
“A Transpetro acredita que cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas. Por isso, investimos em ações que promovem educação ambiental, inclusão social e sustentabilidade. O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de unir forças com a sociedade, com as cooperativas e com o poder público para transformar realidades. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa mobilização, que tem como foco a preservação do meio ambiente e o cuidado com as pessoas”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Gerente geral de Comunicação Empresarial e Imprensa da Transpetro, Lilian Rossetto ressalta que a arte, no caso a fotografia, pode promover uma cultura de sustentabilidade.
"Acreditamos que iniciativas culturais têm um papel essencial na construção de uma consciência ambiental coletiva. Ao patrocinar o Concurso de Fotografia Limpa Brasil, a Transpetro reforça seu compromisso com projetos que unem arte, educação e transformação social. A fotografia é uma linguagem poderosa para inspirar atitudes e conectar pessoas ao cuidado com o planeta”.
O Concurso de Fotografia Limpa Brasil é patrocinado pela Transpetro por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mobilização nacional
Além de patrocinar o Concurso de Fotografia, a Transpetro assume papel protagonista no Dia Mundial da Limpeza, uma das maiores mobilizações ambientais do mundo. A companhia realizará mutirões em 39 municípios de 20 estados e no Distrito Federal, com parceria do Instituto Limpa Brasil em 15 cidades.
Qualquer pessoa pode participar como voluntário desta ação de cuidado com o nosso planeta. Acesse www.limpabrasil.org e escolha a ativação mais próxima da sua cidade.
As atividades incluem mutirões de limpeza em praças, praias, rios e áreas urbanas, instalação de ecopontos, distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas em escolas públicas. A iniciativa será realizada em parceria com cooperativas de reciclagem, associações de catadores e órgãos públicos locais, fortalecendo a economia circular e a inclusão social.
Em 2024, a mobilização, desenvolvida pelo Instituto Limpa Brasil e diversos parceiros, incluindo a Transpetro, envolveu mais de 618 mil voluntários e retirou 1.256 toneladas de resíduos sólidos do meio ambiente.
SERVIÇO
Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025
Quem pode participar: Pessoas com mais de 12 anos, não profissionais da fotografia e que não trabalhem na Transpetro.
Inscrições: De 1º a 20 de setembro de 2025 no site www.limpabrasil.org
Registro das fotos: De 16 a 22 de setembro de 2025
Envio das fotos: Até 25 de setembro de 2025
Temas: Ações coletivas, ações individuais ou registros da natureza impactada pelo descarte inadequado
Premiação: 12 de novembro, durante a COP30 em Belém (PA)
Sobre o Instituto Limpa Brasil
O Instituto Limpa Brasil, fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis.
O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It! Maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 114 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 211 países. Saiba mais em www.limpabrasil.org e siga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2INFRAESTRUTURA
Codevasf rebate informações sobre fiscalização na Barragem Boacica
-
3FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
4JUSTIÇA
Estado de São Paulo é responsabilizado por morte de jovem alagoano em abordagem policial
-
5DESPEDIDA
Arapiraca se despede do professor Moacir Teófilo, referência na Educação