Alagoas
Estudante da Rede Estadual brilha como Jovem Senadora por Alagoas em Brasília

A estudante Darliane Lima, de 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, de Jundiá, viveu uma das experiências mais marcantes da sua vida: representar Alagoas no Programa Jovem Senador 2025, em Brasília, entre os dias 18 e 22 de agosto. Uma iniciativa do Senado Federal, o Programa Jovem Senador permite a estudantes do ensino médio de escolas públicas vivenciar a prática parlamentar atuando como Jovens Senadores de seus respectivos estados durante uma semana no Senado Federal.
Foram escolhidos como Jovens Senadores os autores das melhores redações por estado do concurso de redação do programa, cujo tema foi “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.

Incentivo
O caminho até Brasília começou de forma inesperada. Darliane participou do concurso de redação sem sequer saber, de início, que se tratava de uma seleção nacional. O texto, escolhido como o melhor da escola, avançou pelas etapas estadual e nacional até garantir o primeiro lugar entre mais de 16 mil redações enviadas de todo o Brasil.
“Eu nem sabia o que era a redação. Quando recebi a notícia, fiquei surpresa, ansiosa e muito feliz. Foi tudo muito rápido, cheio de emoções, câmeras e aplausos. Só depois que entendi que tinha sido escolhida como Jovem Senadora e que iria representar Alagoas em Brasília”, relembra.

Uma semana de aprendizados em Brasília
Durante a Semana de Vivência Legislativa, no Senado Federal, Darliane, que viajou acompanhada pelo professor Ricardo Bombardi, mergulhou no funcionamento do processo legislativo brasileiro, sendo inclusive eleita vice-presidente da Mesa Jovem do Senado, composta também pelos jovens senadores Keyla Adssa Barbosa de Oliveira (RN), presidente da Mesa Jovem; Erick Emanuel Lima Souza (CE), 1º secretário da Mesa Jovem e Ellen Lahandria Nogueira Oliveira (AP), 2ª secretária da Mesa Jovem.
Para ela, a oportunidade foi transformadora:“Foi uma sensação única, de realização e gratidão. Estar no Senado me fez perceber a importância da voz dos jovens e de como podemos contribuir de verdade para mudanças no nosso país”, reflete. Além da rotina no Congresso, os jovens senadores participaram de visitas culturais a pontos importantes da capital, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, museus e a Catedral de Brasília.

O papel da escola e da Rede Estadual
Darliane não esquece o apoio que recebeu dentro da escola pública. Segundo ela, professores e gestores foram fundamentais para que acreditasse em seu potencial. “Tudo começou porque eles me incentivaram a participar. Na Rede Estadual aprendi a nunca desistir, a valorizar cada oportunidade e a caminhar junto com colegas e professores. Mesmo diante dos desafios, podemos conquistar grandes coisas”, afirma.
Inspiração para outros estudantes
Com apenas 16 anos, Darliane já pensa no futuro. Sonha em cursar Direito e seguir na área da cidadania e da justiça social, carreira que, segundo ela, foi reafirmada após essa experiência em Brasília. Mais do que isso, deseja servir de exemplo para outros jovens da Rede Estadual. “Quero que outros estudantes vejam que qualquer aluno da escola pública pode chegar longe. Basta acreditar, se dedicar e aproveitar as oportunidades. Não deixem que ninguém diminua seus sonhos só porque vocês estudam em escola pública. Acreditem em vocês mesmos”, declara.

E finaliza deixando uma frase que carrega como inspiração: “Se você tem disposição para correr o risco, eu te garanto que a vista do outro lado é espetacular.”
Anúncio
Darliane foi anunciada como a Jovem Senadora por Alagoas no final de junho e recebeu a notícia da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que, na ocasião, reforçou a importância do protagonismo dos jovens em iniciativas como o Jovem Senador, enfatizando a evolução da qualidade do ensino público no estado.
“Estamos trabalhando para dar cada vez mais oportunidades aos nossos estudantes, realizando investimentos, construindo escolas, qualificando nosso ensino. Temos jovens talentosos na nossa rede, que merecem oportunidades para vivenciar momentos como este. Fico muito feliz em ver mais uma jovem senadora alagoana, e ver todo o esforço da equipe da Seduc para fazer com que tivéssemos essa grande participação dos nossos meninos e meninas", reconheceu a titular da pasta.
-(5).jpg)
Para o gestor da Escola Delmo Ferreira, Alexandre Lima, que acompanhou o momento do anúncio, ao lado da professora Valéria Lins e da mãe da estudante, Cristiane Maria de Lima, a escolha da redação de Darliane não “foi por acaso”.
”Procuramos incentivar nossos estudantes das melhores formas possíveis. Temos, na nossa escola, além do compromisso por uma boa educação, a iniciativa de ofertar outras práticas, como uma sala de leitura, um espaço tranquilo para que os meninos e meninas possam adquirir ainda mais conhecimento. E lá a gente via a dedicação da Darliane. A oportunidade aparece para quem está preparado e ela se preparou muito para esse momento. Em Jundiá, estamos orgulhosos”, assegurou.

Mais lidas
-
1MEMÓRIA
Íris Lettieri, a eterna “Voz do Galeão”, morre aos 84 anos
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3SEGURANÇA
Líder do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Passo de Camaragibe
-
4PAVIMENTANDO O RETORNO
Renan Filho entrega trecho da duplicação da BR-101 em São Sebastião e anuncia Hospital do Câncer e rodovia Caminhos do Imperador como novos projetos
-
5CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual