Política
Comissão debate impactos da indústria fóssil sobre a pesca

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará, na terça-feira (2), uma audiência pública para discutir os impactos do avanço da indústria fóssil, que reúne empresas e atividades ligadas à exploração e uso de petróleo, carvão mineral e gás natural, sobre a cadeia produtiva e o setor pesqueiro no país.
O debate foi solicitado pelo deputado Raimundo Costa (Pode-BA) e está marcado para as 14h30, em plenário a ser definido.
Segundo o parlamentar, a atividade pesqueira, de grande relevância para a economia nacional, tem sido afetada pelos projetos de exploração de petróleo e gás ao longo da costa brasileira, resultando em perdas de renda para os pescadores e comprometimento da segurança alimentar.
Dados do Monitor Oceano da Arayara indicam que 22% do esforço anual de pesca já sofre impactos diretos, incluindo espécies de alto valor comercial, como espadarte, corvina, atum, lagosta, dourado, entre outros.
“É urgente promover um debate sobre o tema, visando à compatibilização dessas atividades e à proteção dos recursos pesqueiros”, afirma Raimundo Costa.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
4SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
5ELEIÇÕES 2026
O “Acordão de Brasília” e o silêncio de JHC: Candidatura ao governo em 2026 ainda é mistério, mas ‘entorno’ confirma